Conquista Urgente

Conquista Urgente


Ministério confirma 16 casos de zika vírus no país

Quinta | 14.05.2015 | 22h16
Autor: Agência Brasil


Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde confirmou hoje (14) um total de 16 casos de zika vírus no país – oito na Bahia e oito no Rio Grande do Norte. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue. As amostras foram encaminhadas aos laboratórios de referência do Instituto Evandro Chagas e ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos para avaliação. Análises feitas pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia já haviam indicado resultado preliminar para a presença do vírus. O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947, a partir de amostras de macacos usados como sentinelas para a detecção da febre amarela, na Floresta Zika, em Uganda. Ele é considerado endêmico no leste e oeste do continente africano e há registro de circulação esporádica também na Ásia e na Oceania. Nas Américas, ele já havia sido identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile no Oceano Pacífico, em 2014. Casos importados foram descritos no Canadá, na Alemanha, na Itália, no Japão, nos Estados Unidos e na Austrália. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o governo brasileiro já trabalhava com a possibilidade de entrada do vírus no país em razão do alto fluxo de turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo, no ano passado. egundo o ministério, o zika vírus tem evolução benigna, caracterizada por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. Ainda de acordo com a pasta, a doença tem um período de incubação de cerca de quatro dias e os sinais e sintomas podem durar até sete dias. A maior parte dos casos não apresenta sintomas e não há registro de morte associada. O tratamento é sintomático com uso de paracetamol para febre e dor, conforme orientação médica. Não está indicado o uso de ácido acetilsalicílico e de drogas anti-inflamatórias por conta do risco aumentado de complicações hemorrágicas, como também ocorre com a dengue.

Professor dá cadeirada em aluno durante confusão no interior da Bahia

Quinta | 14.05.2015 | 19h37
Autor: R7 Bahia


Durante a confusão, vários estudantes foram para cima do professor Reprodução/Record Bahia

Um professor deu uma cadeirada em um aluno no município de Jequié, no sudoeste baiano. O agressor alegou que agiu desta forma porque constantemente era hostilizado pelos estudantes que atrapalhavam a aula e colocavam apelido nele. O homem também disse que um aluno deu um soco nele. Durante a confusão, vários estudantes foram para cima do professor tentando agredí-lo. Foi preciso uma escolta policial para conseguir tirar o docente da escola. O caso já foi denunciado à Secretaria da Educação do município. No entanto, os alunos envolvidos na confusão ainda não foram afastados.

MEC anuncia provas do Enem 2015 para 24 e 25 de outubro

Quinta | 14.05.2015 | 18h38
Autor: Agência Brasil


Foto: Reprodução

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre as 10h do dia 25 deste mês e 23h59 do dia 5 de junho, horários de Brasília. A informação foi divulgada hoje (14) pelo Ministério da Educação (MEC). No ano passado, cerca de 6,2 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio. O edital do Enem será publicado segunda-feira (9) no Diário Oficial da UniãoEste ano, houve um aumento no valor da inscrição, que passou para R$ 63. O valor cobrado até o ano passado era R$ 35. Alunos concluintes do ensino médio em 2015 matriculados na rede pública e pessoas que declararem carência nos termos do edital ficarão isentas da taxa. Todos os candidatos deverão ter um emailpessoal. Este ano, o sistema não aceitará que mais de uma inscrição seja feita em um mesmoemailNo dia do exame, os candidatos devem estar atentos aos horários. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30, no horário de Brasília. Os candidatos sabatistas, que, por motivos religiosos, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno, farão a prova do dia 24 às 19h, também no horário de Brasília. Para os sabatistas do Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso, Rondônia e Roraima, o início será às 19h, no horário local. Todos os sabatistas têm de chegar nos locais de prova entre 12h e 13h, no horário de Brasília. No primeiro dia de prova, serão avaliados os conhecimentos em ciências humanas e ciências da natureza. No segundo, os candidatos responderão a questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Neste ano, serão mantidos os critérios de correção da redação. As provas com inserções inadequadas serão zeradas. O MEC espera que mais de 9 milhões de estudantes se inscrevam no exame deste ano.

Acolhimento de médicos é feito pela prefeitura de Conquista através do Programa Municipal de Residência Médica

Quinta | 14.05.2015 | 16h06
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Reprodução

O Programa Municipal de Residência Médica, no Hospital Esaú Matos, foi emplantado no ano de 2004, pela Prefeitura de Vitória da Conquista e eram oferecidas duas especialidades: Pediatria e Obstetrícia/Ginecologia. Decorridos onze anos, o programa conta com 21 médicos residentes em cinco especialidades: Psiquiatria, Anestesiologia, Neonatologia, Pediatria e Obstetrícia/Ginecologia. “Nosso objetivo, com o programa, era o de atrair para o município, médicos especialistas. Hoje, muitos que passaram por aqui estão na cidade, trabalhando no Esaú Matos”, comentou o prefeito Guilherme Menezes durante a cerimônia de acolhimento dos novos médicos residentes e entrega dos novos espaços do Hospital Municipal Esaú Matos, nessa quarta-feira, 13. Em 11 anos, o programa tem contribuído para a formação de médicos especialistas. Já foram mais de 20. A cada ano, são oferecidas 16 vagas em seis programas: Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria, Anestesiologia, Neonatologia, Pediatria e Obstetrícia/Ginecologia. “Vitória da Conquista foi a primeira cidade do interior da Bahia a implantar a residência em anestesiologia, um marco para essa especialidade e uma vitória para a saúde pública de toda a região”, lembrou o coordenador do programa conquistense e preceptor de Anestesiologia, Túlio Alves. Para o médico residente do segundo ano de Obstetrícia/Ginecologia, Renivaldo Lapa, o programa de residência municipal já está consolidado. “Sabemos que nas áreas de obstetrícia/ginecologia e pediatria, o programa já está reconhecido pelos profissionais, agora, com as novas especialidades, só tende a melhorar”, avaliou. Durante o evento, o Governo Municipal entregou o certificado de quatro concluintes, dois pediatras e dois obstetras/ginecologistas aptos para atuarem no mercado de trabalho como especialistas nestas áreas. *fonte PMVC

Prefeitura de Brumado irá ampliar ainda mais ações de pavimentação asfáltica das vias públicas da cidade

Quinta | 14.05.2015 | 15h18


O prefeito Aguiberto Lima Dias e o secretário André Cardoso estão acompanhando de perto as obras (Foto: Divulgação)

Um dos grandes anseios da população brumadense, principalmente as que camadas que residem nos bairros mais afastados, começa a ser atendido de uma forma mais plena pela Prefeitura Municipal de Brumado que já iniciou um amplo projeto de pavimentação asfáltica de várias ruas e avenidas da cidade. Com a primeira frente de serviço realizada nos bairros Olhos d´Água e Santa Tereza, já praticamente encerrada, só faltando as ruas Mangieri e a Urbano Rizerio, ambas no ST, os serviços serão contínuos a partir de agora, já que a meta estipulada pela secretaria de infraestrutura é atingir 80 mil m^2 de pavimentação asfáltica em vários pontos da cidade. Segundo o prefeito Aguiberto Lima Dias a ação é mais uma realização de compromissos de campanha, que fazem parte da agenda positiva de sua administração. “É um grande prazer para a nossa gestão atender uma das grandes reivindicações de nossa comunidade, que deseja ter as suas ruas com pavimentação asfáltica” declarou o prefeito que ainda fez questão de complementar dizendo que “estamos, de forma incessante, buscando recursos nas esferas estadual e federal para que esse nosso projeto de urbanização possa ser ainda maior do que o previsto”. E finalizou destacando que “não iremos medir esforços nesse sentido, podem ter certeza disso”.



As obras serão contínuas até atingir a meta de 80mil m^2 (Foto:Divulgação)

Tecnicamente estamos vivendo uma epidemia', diz ministro sobre dengue

Quinta | 14.05.2015 | 14h04


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante entrevista nesta quinta-feira (14) em Brasília (Foto: Luciana Amaral/G1)

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou na manhã desta quinta-feira (14) que o Brasil vive uma epidemia de dengue. "Claro, tecnicamente estamos vivendo uma epidemia", afirmou ao apontar que a quantidade de casos no Brasil é avaliada como epidêmica segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Chioro disse que a epidemia é mais grave em São Paulo, Goiás e Acre. 

Chioro havia negado no início de maio que houvesse uma epidemia da doença, dizendo que o Brasil vivia uma situação de "elevação" no total de casos, e que o maior número de ocorrências seria resultado da crise hídrica e do "desarmamento" de ações de combate à doença por parte da sociedade.

O Brasil registrou 745,9 mil casos de dengue entre 1º de janeiro e 18 de abril deste ano. O total é 234,2% maior em relação ao mesmo período do ano passado e 48,6% menor em comparação com 2013, quando na mesma época foram notificadas 1,4 milhão de ocorrências da doença.

Brasil tem que taxar as grandes fortunas!

Quinta | 14.05.2015 | 13h00
Autor: Por Joilson Bergher


(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente Conteúdo)

Dá nisso: combinar redução da capacidade de intervenção do Estado com política monetária de arrocho mexe com um perigoso coquetel que eu chamo de Convulsão Social, melhor, crise capitalista, sempre. De outra forma: a causa da crise financeira é a lógica do próprio capitalismo. Outros, dizem, recessão. Vejamos, com a taxa Selic aumentando mês a mês, o Tesouro Nacional transfere por ano 250 bilhões aos rentistas, ou 5% do PIB...

Quer mais? Vamos lá: segundo o jornal Brasil de Fato, edição, 628/2015, a família Marinho, dona do conglomerado Global, o mais fiel retrato de uma burguesia acéfala de mente escravocrata, tem uma pequena fortuna de 24,3 bilhões de dólares. Fazem eco que a carga tributária é uma das mais altas do mundo.

Está mentindo cotidianamente Brasil afora e adentro! A carga tributária da Finlândia é de 50% do PIB, a do México, é 20%. E no Brasil, são 35%. Que País serve ao Brasil de referência? O que fazer? É a questão aventada por Lênin, o revolucionário Russo. O Francês Thomas Piketty, recupera a receita a muito defendida pelo movimento operário do Planeta: O manual, já é o clássico, O Capital do Século XXI. 

Num rápido resumo, Piketty, buscou apreender a estrutura e dinâmica, apontando as tendências de desenvolvimento visíveis e as alternativas possíveis no mundo atual. Para tanto, recorreu a um primoroso e inestimável esforço coletivo de coleta e organização de séries estatísticas que lhe permitiram colocar o presente em perspectiva histórica e jogar nova luz sobre os últimos três séculos, tratando da concentração de renda em vários países, inclusive, aqui, no Brasil. Taxar as grandes fortunas é a idéia fundante.  

Tais fortunas no caso do Brasil chegam a ser imoral, desumano, aético, acéfalo, perverso, miserável, nababesco, escravocrata. Qual é o problema em aumentar a taxação das heranças, ITCMD, imposto sobre transmissão Causa Mortis e Doação? A cota é de irrisórios 4%, os governos dos Estados, arrecadaram em 2014, apenas 4,5 bilhões, se fosse a alíquota de 40%, seriam 45 bilhões pros Estados. Se fosse aplicado, por exemplo, 4% de imposto 225 mil famílias com patrimônio em média 1,5 milhão de dólares, segundo o Banco Credit Suisse, numa expectativa de arrecadação conservadora, seria de aproximadamente 900 bilhões pro Estado brasileiro.

E mais: 200 bilhões foi o valor de desonerações e mais 250 bilhões só de juros! Dilma/Levy precisa de apenas 80 bilhões pra ajuste da economia. Parece-me que o governo trabalha em função de benefícios ao setor bancário. Sacou o poder exploratório desse ramo bancário? Na há como duvidar que a habilidade de Luiz Inácio Lula da Silva ao criar o Bolsa Família num processo sem precedentes no mundo, não onerou os mais ricos, ao contrário, utilizou recurso do próprio governo, é o que afirma o professor Paulo Feldman, da FEA-USP. 

Destaca ainda o professor que o governo agrada ao grande capital e faz a defasa intransigente que, “Chegou a hora de mexer com mais ricos”.  Se nos EUA, existe a alíquota de 40% para quem é muito rico. Na França, a taxa é de 50%, na região da Escandinávia, também de 50%, - e, porque no Brasil, não podemos ter uma alíquota de 45% pros grandes ricos? Pra fechar a tampa, defendo a volta do democrático CPMF, uma brilhante idéia do Ministro da saúde,  Adib Jatene, de saudosa memória.

Joilson Bergher, professor de história na Bahia / Estudante de Filosofia/Uesb -  Especialista em Metodologia do Conhecimento Superior/Uesb / Técnico na Área Orçamentária e Financeira/SESAB / Pesquisador Independente do negro no Brasil / Militante do COESO – Vitória da Conquista.

Hospital Municipal Esaú Matos conta com novos espaços

Quinta | 14.05.2015 | 12h12
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Reprodução

Na noite de ontem (13), o Hospital Municipal Esaú Matos – administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista – recebeu dois novos espaços: um auditório e um alojamento para médicos residentes. As obras foram construídas com um investimento superior a R$ 460 mil de recursos provenientes do Ministério da Saúde e do Tesouro Municipal. O auditório tem capacidade para 100 pessoas sentadas, área de circulação e para apoio técnico, tablado, sala de áudio, lavabo e dois sanitários. A área construída compreende 188,96 m². Já o alijamento, contará com uma área construída de 81,72 m², dividida em áreas de convivência, de serviço, quartos, sanitários e de circulação. *com informações da PMVC

Brumado: II Campeonato de Futsal de Surdos

Quinta | 14.05.2015 | 11h44
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

No próximo sábado (16) acontecerá em Brumado, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, o II Campeonato de Futsal de Surdos. O evento tem como finalidade proporcionar lazer e a integração dos surdos na sociedade. O campeonato será realizado pelas equipes esportivas dos surdos. A entrada é franca e toda a população brumadense está convidada a participar e apoiar esta causa.

Voos são cancelados em Vitória da Conquista

Quinta | 14.05.2015 | 11h18
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (14), voos do  aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, em Vitória da Conquista foram cancelados. O motivo dos portões fechados para pousos e decolagens foi a mudança de clima na cidade. Até o momento dois voos foram cancelados.

 

Guanambi: MP irá apurar com rigor as denúncias de suposto esquema milionário na administração municipal na área de promoção de eventos

Quinta | 14.05.2015 | 10h50
Autor: Daniel Simurro I Brumado Urgente


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A Corrupção é apontada como o grande câncer que vem “esfarelando” a nação brasileira, que tem no âmago dos seus poderes constituídos o ambiente propício para a prática desta ação nefasta e revoltante. Em meio a um tempo em que aumenta o clamor popular pela moralidade e pelo desencadear contínuo de uma campanha massificadora contra a corrupção em todo o país, alguns governantes teimam em andar na contramão desta tendência, praticando, de forma desmedida, atos de improbidade administrativa. Um caso dessa natureza pode estar acontecendo na região, mais especificamente em Guanambi, onde foi encaminhada ao Ministério Público daquela cidade uma representação substanciada em uma ampla denúncia sobre um suposto esquema de direcionamento criminoso na área de promoção de eventos, o qual, caso seja comprovado, deverá resultar num grande escândalo de improbidade administrativa. No epicentro das denúncias estariam o diretor de eventos, o secretário de finanças, os quais são irmãos - e o próprio prefeito municipal, que também estariam fulminando de morte a Sumula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal. Estão incluídos na representação vários proprietários de empresas de entretenimento que teriam o domínio na área da realização de eventos na cidade. A agravante é que o representado prefeito não teria acatado à uma orientação da própria Justiça, do Ministério Público e do TCM em não realizar eventos culturais na cidade, mesmo os mais tradicionais, já que o município atravessava uma séria crise de abastecimento, com Estado de Emergência decretado inclusive, afrontando assim os critérios da razoabilidade e da probidade no trato com a coisa pública, lembrados insistentemente pelo próprio TCM, que teria até sugerido o cancelamentos da extensa grade de shows. A iniciativa é do Ministério Público, tanto que já foi aberta uma Portaria e o Inquérito Civil Público já está instaurado, sendo também enviado um ofício ao Tribunal de Contas dos Municípios para total apuração das denúncias. Essa ação só foi possível graças a um trabalho meticuloso realizado pelo professor da Uneb campus XX de Brumado, o advogado Eunadson Donato de Barros, que vem se mostrando um defensor intransigente da moralidade pública. Ele também vem desenvolvendo um projeto de uma ONG, que está em processo de gestação, a qual terá o escopo de combater de forma severa a corrupção na região, estimulando assim os alunos do Curso de Direito a serem agentes disseminadores deste ideal.

ENEM 2015: Valor da taxa de inscrição pode ser duplicado

Quinta | 14.05.2015 | 10h36
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (14), o MEC (Ministério da Educação) anunciou um reajuste que deve dobrar o valor da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) além de novas medidas para inibir o alto índice de faltosos no exame. O valor encontra-se congelado desde 2004 em R$ 35,00, contrastando com a cobrança de outras instituições, como a Fuvest, que cobra R$ 145, ou a Unicamp, R$ 140. De acordo com o MEC, o impacto do reajuste atingiria um percentual mínimo de candidatos, pois a maioria está isenta por pertencer à rede pública de ensino ou famílias com renda de 1,5 salário mínimo.  A nova taxa de inscrição deve ser de R$ 63,00. As alterações devem ser comunicadas em coletiva de imprensa amanhã, em Brasília, mas ainda não há confirmação oficial sobre as novas regras.  

MEC autoriza curso de Medicina Veterinária para a Faculdade de Guanambi

Quinta | 14.05.2015 | 10h31
Autor: Brumado Urgente


Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6), autorização para o funcionamento do curso de Medicina Veterinária na Faculdade Guanambi(FG). Serão oferecidas 100 vagas anuais e a autorização do MEC já vale para o vestibular 2015.2. O curso de Medicina Veterinária é uma resposta à demanda por profissionais da área na região, que chega a absorver mão de obra especializada de outros estados. A autorização de Veterinária faz parte de uma perspectiva de expansão da FG, no sentido de fomentar a produção de conhecimento no contexto regional. Como o primeiro Mestrado em Direito do interior do Nordeste e a autorização do curso de Engenharia Civil, o curso de Medicina Veterinária abre um leque de oportunidades para estudantes do semiárido baiano, que não precisam mais se deslocar para os grandes centros para ter acesso a um ensino superior de qualidade. Leia mais. “A autorização do curso de Medicina Veterinária é mais um marco importante no desenvolvimento econômico e social da região. A Faculdade Guanambi vem cumprindo um papel central e decisivo no fomento à produção de conhecimento voltado para nossa realidade e preparação de profissionais que atuam com excelência em Guanambi e região ”, afirma Felipe Duarte, diretor geral da FG. Georgheton Nogueira, diretor acadêmico e administrativo, destaca que o fluxograma do curso foi adaptado para às necessidades regionais, contendo, além das disciplinas tradicionais, conteúdos voltados para o contexto da Medicina Veterinária a partir das características sociais, econômicas e ambientais do semiárido baiano. O curso – O curso de Medicina Veterinária da FG tem como objetivo formar profissionais éticos, com visão crítica e humanista, conscientes de sua responsabilidade social e com sólida formação científica, tecnológica e profissional geral. O Médico Veterinário egresso da FG será um profissional capaz desenvolver ações na área de ciências agrárias, no que se refere à saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina Veterinária preventiva; saúde pública e inspeção; tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia; produção e reprodução animal e proteção ao meio ambiente.

Governo anuncia recuperação da BA-156

Quinta | 14.05.2015 | 10h09
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


(Foto: Reprodução)

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti a recuperação da BA-156 foi incorporada ao Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais da Bahia (Premar). De acordo com o secretário, serão recuperados 83 quilômetros de extensão da rodovia, no trecho que liga a Caturama (trevo da BA-152), passando por Botuporã, Tanque Novo e Igaporã, no trevo da BR-430. A rodovia se encontra precariamente sem condições de trafegabilidade. A previsão é de que as obras comecem ainda neste ano.

Prefeito de Tanhaçu é cassado definitivamente e o município terá novas eleições

Quinta | 14.05.2015 | 09h42
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


(Fotocomposição: Brumado Urgente)

No dia 27 de fevereiro do corrente ano, o prefeito da cidade de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), e seu vice Valdívio Aguiar tiveram os mandatos cassados pela segunda vez pela Justiça Eleitoral. Ambos foram acusados de compra de votos durante as eleições municipais de 2012, após Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) protocolada na Justiça Eleitoral do município pela coligação "Tanhaçu Vai Voltar a Crescer", cujo candidato ao executivo era o médico Jorge Teixeira da Rocha (PSD). Na ocasião, a equipe jurídica do prefeito entrou com pedido de embargo contra a decisão no TSE Tribunal Superior Eleitoral porém, segundo informações obtidas, a justiça manteve novamente a cassação após julgamentos dos recursos e a cidade terá novas eleições. O prefeito já está afastado e ainda, nesta quinta – feira (14), o presidente da Camara de Tanhaçu, Tõe Brito, assumirá provisoriamente a prefeitura até que haja novas eleições. Uma grande parte da população comemorou o resultado, soltando fogos de artificio, uma grande agitação está havendo na cidade e a polícia procura controlar os ânimos dos mais exaltados. Fonte: Informe Barra