Conquista Urgente

Conquista Urgente


Conquista: Curso de Coaching Para Líderes Empreendedores

Sexta | 29.05.2015 | 10h42
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Primeira turma de Empreendedores Líderes Coaches de Vitória da Conquista I Foto: Ascom CDL

Atendendo a pedidos, o programa Coaching Para Líderes Empreendedores será realizado pela segunda vez em Vitória da Conquista, nos dias 10 a 12 de julho, com carga horária de 28 horas. Foram realizados cursos de grande sucesso nas cidades de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Alagoinhas, Riachão do Jacuípe e será formada mais uma turma em Conquista de Empreendedores Líderes Coaches com conteúdo de altíssimo nível!

Esta formação terá 4 diferenciais:

1. Um módulo de liderança de alta performance
2. Coaching Education e 10 ferramentas de Coaching aplicadas à liderança
3. O estudo da ONU das características comportamentais do empreendedor
4. Um Coaching Profiler para avaliação do perfil comportamental que promove autoconhecimento, percepção, potencialização de recursos e aceleração de resultados.

Com essa formação, o participante irá desenvolver competências como liderança sustentável, comunicação assertiva e com rapport, fomento ao intraempreendedorismo,  inteligência emocional, resolução de conflitos, planejamento estratégico, clareza de metas e objetivos, foco em pessoas e resultados. Coaching é o que há de mais moderno como catalisador de desenvolvimento humano. É um processo que reúne metodologias, técnicas e ferramentas cientificamente validadas. Fazendo a inscrição antecipadamente, será concedido um bônus ou ainda 10% de desconto à vista, com depósito em conta. E até o dia 30/05 os associados da CDL têm desconto de 10%. Aproveite esta oportunidade! Realize sua inscrição agora e seja um EMPREENDEDOR LÍDER COACH! Para maiores informações, entre em contato com a CDL pelo telefone (77) 3420 7405 ou 8818 0478. (Fonte e texto da CDL)

Compositor baiano faz música para garota do tempo do Jornal Nacional

Sexta | 29.05.2015 | 10h22


(Foto: Reprodução)

A ‘garota do tempo’ do Jornal Nacional (JN), Maria Júlia Coutinho, 37 anos, a Maju, inspirou a canção Tempo Firme, do cantor e compositor baiano Jarbas Bittencourt. Maria Júlia Coutinho é a primeira jornalista negra a apresentar a previsão do tempo na Globo.  De acordo com informações do Correio, para compor a canção, Jarbas, que também é diretor musical do Bando de Teatro Olodum, utilizou trechos da voz da jornalista. “Compus e gravei essa canção entre os dias 20 e 23 de maio, enquanto a chuva caía forte sobre a cidade de Salvador. “Maju, de uma forma geral, criou uma poética na área dela, na forma de dizer as coisas pra gente. Além de ser uma jornalista negra”, afirmou o músico. Empolgada, a ‘garota do tempo’ comentou sobre a homenagem nas redes sociais: “Ai ai ai ai ai, assim mata a Maju do coração”, escreveu. Ainda segundo o Correio, Jarbas disse que a jornalista entrou em contato com ele, emocionada com a homenagem: “Ela provocou uma admiração profunda em mim”.



Foto: TV Globo / Zé Paulo Cardeal

Venda de gás natural em Conquista é possível de acordo o vereador Andreson Ribeiro

Sexta | 29.05.2015 | 09h19
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Ilustrativa

Vitória da Conquista tem a possibilidade de passar a receber gás natural através da Bahia Gás, que tem o monopólio da exploração do combustível no estado. O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) relatou que a Bahia Gás se comprometeu em iniciar a venda do combustível ainda esse ano em Vitória da Conquista para os taxistas que desejarem passar a utilizar o gás natural. Segundo ele, a empresa dá um subsídio para os taxistas que desejarem instalar em seus veículos o kit necessário para a utilização do combustível. Ele explicou ainda que o gás natural gerará cerca de 50% de economia nos gastos dos taxistas com combustível, o que é um bom incentivo para a sua utilização. (As informações são CMVC)

 

O que fazer?

Sexta | 29.05.2015 | 09h15
Autor: Por Dr. Cleio Diniz


Foto: Laércio de Morais I Bahia Urgente

Esta é a pergunta feito por muitos brasileiros nos últimos tempos, mas por brasileiros dignos, honestos e trabalhadores. Mais que um artigo, um desabafo. Falando com propriedade sobre o assunto, já que faço parte deste mar de cidadãos que fazem, ou já fizeram esta pergunta, uma pergunta quase que sem resposta. O nosso sistema, as atitudes dos governantes e daqueles que poderiam fazer a diferença apenas nos mostram que a vantagem esta ao lado da criminalidade.


Para melhor entender, e escancarar a situação usarei um caso real e próprio, assim não exponho quem prefere ficar na sombra e permite que esta lastima que paira sobre a sociedade honesta continue. Apesar de ter tomado todas as atitudes que a “Lei” e a justiça julgam corretas, em casos anteriores, nenhum resultado foi obtido, mesmo lançando mão de atos como advogado. Apesar de promover investigação particular e contar com o apoio de Policiais Militares para promover a prisão de meliantes, os quais foram encontrados com o fruto do furto e portando drogas, tudo acabou em pizza, mesmo com medidas que buscaram interferência em esferas superiores e sendo um dos bandidos “de maior” como vulgarmente se diz. Por esta e por outras, certos da impunidade, novamente fui vítima.


O que mais espanta é que, em todas as tentativas de furto na propriedade, conseguimos identificar os autores e reverter a perda, e mesmo assim, amparado na certeza da impunidade, com prepotência e arrogância fazem incursão em plena luz do dia para cometerem seus crimes.


As justificativas são as mais diversas, e em muitos casos procedem, mas porque se apegar em justificar e não em tomar atitudes, simples que seja para mudar este quadro melancólico da segurança que vivemos. Tal posicionamento nos permite acreditar, e retomar a tese de que, o governo, para suprir seus caos e incompetência para promover melhores condições econômicas e sociais, expõe a população honesta e trabalhadora para que esta pague a conta e sustente a parcela da sociedade que debanda para o outro lado da lei. Não podemos esquecer que bandido também vota, a exemplo do “menor” que foi detido e solto nesta última tentativa.


Um outro ponto que espanta, são as leis que impedem a defesa do patrimônio, ao colocar a vítima em estado de desigualdade e inferioridade nesta batalha, ou seja, a ele nada aconteceu, mas caso eu venha a agredi-lo ou utilize uma arma (ele pode) irá aparecer vários para promover um processo, o qual, em muitos casos terei que gastar quantia, as vezes, maior que o patrimônio furtado, para me defender, e com possibilidade de ser condenado e preso.


Se formos falar de todos os pontos que contempla a matéria acabaremos escrevendo um livro, todavia todos os cidadãos honestos e trabalhadores que já sentiram na carne esta inversão de valores promovida pelo sistema, sabe em detalhes e embasam a pergunta: “O que fazer?” 

Está confirmado: Marquinhos Gomes cantará no Dia do Evangélico em Brumado

Sexta | 29.05.2015 | 08h57
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


(Foto: Divulgação)

No dia 11 de Junho, Marquinhos Gomes estará cantando no Dia do Evangélico em Brumado. O nome que a Ordem dos Ministros dos Evangélicos do Sudoeste Baiano (OMESB) tinha escolhido era do pastor Kleber Lucas, contudo, por conta de condições financeiras não foi possível trazer o cantor esse ano. Mas o dia do Evangélico terá a participação de um dos cantores mais admirado pelo público gospel: Marquinhos Gomes. O cantor que fez sucesso com a música “Ele não desiste de você” já confirmou em sua agenda a sua participação aqui em Brumado. 

Time do Vitória da Conquista (ECPP) ainda tem expectativa de disputar a série D

Sexta | 29.05.2015 | 08h24
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Reprodução

Uma notícia movimentou o futebol baiano nesta quinta feira. A informação é de que a equipe da Jacuipense pode desistir da disputa do Campeonato Brasileiro da Serie D. Segundo as informações, o clube irá protocolar a retirada junto à Federação Bahiana de Futebol (FBF). “As dificuldades financeiras são grandes no momento. Não estamos conseguindo patrocínio e não temos um outro apoio financeiro. Decidimos desistir pelas dificuldades que a nossa cidade vem passando. Considerando a situação do clube, decidimos desistir. Não temos caixa para disputar essa competição”, afirmou Felipe Sales, presidente do Jacuipense, ao site Bahia Notícias. O presidente Ederlane Amorim afirmou que está tentando manter contato com a FBF para saber como a Federação agirá em caso de desistencia do Jacuipense, “mas temos interesse de participar e já deixamos isso claro para a FBF”. “Se isso se concretizar começaremos a trabalhar o mais rápido possível, pois a competição começa em julho e o primeiro jogo será contra o Central de Caruaru”, afirmou. (Fonte: ECPP)

Bahia amplia rede de monitoramento meteorológico em 2015

Sexta | 29.05.2015 | 07h36
Autor: Política Livre


Mais 143 estações meteorológicas serão instaladas na Bahia, para ampliar a rede de coleta de dados meteorológicos voltados para a agricultura. O aprimoramento das informações meteorológicas possibilita ao agricultor a tomada de decisões em todas as etapas da atividade agrícola de forma precisa, desde a preparação do solo até a colheita, armazenamento e transporte dos produtos, bem como o controle dos ambientes onde os animais são criados, ou adaptação das raças às condições do clima de cada região. Essa ação é fruto do trabalho de parceria entre governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e Casa Civil, e governo Federal, por meio dos ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Instituto Nacional de Meteorologia (MAPA/INMET), e de Ciência, Tecnologia e Inovação/Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (MCTI/CEMADEN). Dessas 143, oito estações, em parceria com o INMET, serão instaladas nos municípios de Macajuba, Curaçá, Jeremoabo, Formosa do Rio Preto, Itamaraju, Chique-chique, Brotas de Macaúbas e Pilão Arcado, e as demais, em cooperação com o CEMADEN estão sendo deslocadas até o final deste semestre, para serem instaladas em cidades do semiárido baiano. O Estado encerrou o ano de 2014 com 118 estações de monitoramento instaladas. “A instalação dessas estações é de extrema importância para o produtor rural, são ferramentas fundamentais para o planejamento agrícola, aumentando as chances de sucesso, e evitando perdas por adversidades climáticas”, ressalta o secretário da Agricultura da Bahia, Paulo Câmera. 

Conta de energia deve ficar mais barata no ano que vem

Sexta | 29.05.2015 | 06h09
Autor: Correio


A sinalização para o próximo ano é de redução do custo da energia, afirmou ontem o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino. Entre os fatores que indicam essa redução está a renovação de um conjunto de concessões de hidrelétricas cuja tarifa será reduzida e uma provável melhora do regime hidrológico do país. “A renovação das concessões aponta para essa direção. E esperamos um regime hidrológico mais favorável”, afirmou, durante o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), no Rio de Janeiro. Segundo ele, diante de uma melhora do cenário de chuvas no futuro, não será necessário operar todas as termelétricas, principalmente as mais caras. Essa medida pode alterar a cor da “bandeira tarifária”, indicando uma melhora no quadro de abastecimento e uma redução nas tarifas de energia. Romeu Rufino afirmou que espera um cenário mais favorável à modicidade tarifária, quando o valor das tarifas cobradas é bastante próximo aos dos custos de produção. “A grande questão para a modicidade tarifária é o custo da energia”, afirmou Rufino. Segundo ele, a sinalização é para uma redução do custo de energia no próximo ano. A outra pressão pela alta na conta de luz, os encargos antes assumidos pelo Tesouro, já começaram a ser repassados para os consumidores, reduzindo a pressão em 2016, afirmou. O ano de 2015 está sendo melhor em termos de chuvas e níveis de reservatórios hidrelétricos do que foi o anterior, segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp. Ainda assim, acrescentou, o cenário “não é o desejado”. Segundo o ONS, o consumo residencial e comercial ainda não foi afetado pelas campanhas publicitárias de uso racional da energia e continua em patamares elevados, apesar da alta na tarifa.

Estudantes de medicina da Ufba raspam cabeça para apoiar colega com câncer

Quinta | 28.05.2015 | 21h45
Autor: BN


Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal

Um grupo de 14 estudantes de medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) resolveu demonstrar apoio a um dos colegas que foi diagnosticado com câncer. "Depois da segunda sessão de quimioterapia, ele falou que ia raspar o cabelo, porque começou a cair muito. Para não ficar aquela coisa estigmatizada, resolvemos raspar todos juntos na casa de um amigo", contou o estudante Rafael Melo, de 21 anos, sobre a surpresa feita ao colega. De acordo com ele, há cerca de um mês, Erick Pales passou a apresentar dificuldade de deglutição e imaginou que poderia ter uma amigdalite. Durante um procedimento de retirada das amígdalas, o cirurgião identificou uma massa. Posteriormente, Pales foi diagnosticado com um linfoma agressivo. "A gente tentou dar todo apoio no início. Como a família dele é do interior, tentamos ajudar com a questão do hospital. O que deixou a gente angustiado foi a demora do plano para liberar, já que esse é um tumor que pode crescer muito rapidamente. Felizmente, foi diagnosticado no início ainda", afirmou. Melo contou ainda que o colega ficou aparentemente feliz pela surpresa e agradeceu o apoio dos colegas.

Feira: Jovens que cumprem medida socioeducativa fazem protesto

Quinta | 28.05.2015 | 19h38
Autor: BN


Foto: Aldo Matos / Acorda Cidade

Cerca de 20 adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Case Zilda Arns subiram no telhado de um pavilhão da unidade na manhã desta quinta-feira (28). De acordo com o site Acorda Cidade, o Coronel Adelmário Xavier, comandante do Policiamento Regional Leste (CPRL), afirmou que o objetivo dos jovens foi reivindicar uma revista mais branda a familiares nos dias de visita e reclamar do serviço da empresa de alimentação (DSA Refeições). “Em virtude do que aconteceu no presídio de Feira de Santana onde armas entraram na unidade, a direção do Zilda Arns aumentou o rigor nas revistas e os menores não aceitam. Os familiares reclamaram e estão querendo que a revista seja feita como antes”, explicou.O coronel não explicou como a revista é feita e afirmou que os jovens queriam chamar atenção. “Queriam a presença da mídia, mas já desceram, estão conversando com o diretor da unidade e a situação está controlada”, afirmou. Segundo a mãe de um dos adolescentes, a alimentação é precária e a revista, de fato, mudou: “eu concordo que tem que ter a revista, mas antes não tirava a roupa nem nada, e ontem foi diferente, suspendeu a roupa e teve que tirar a blusa. Ontem teve uma reunião com as mães, falaram que o sistema de segurança iria mudar por causa do que aconteceu no presídio, e muitas mães fizeram muitas reclamações”. A equipe técnica e o setor jurídico da Case se reuniram com os adolescentes para discutir as reivindicações.

Jequié: Jovem acusado de matar empresário pagará R$ 80 mil de indenizações

Quinta | 28.05.2015 | 18h59
Autor: Voz da Bahia


A pena do jovem “cigano”, acusado de matar o empresário Lucas Mendes no dia 9 de abril deste ano no município de Jequié foi divulgada no Diário Oficial de Justiça. O promotor responsável pelo caso, Maurício Foltz Cavalcante, anunciou que o juiz Marcos Adriano Ledo sentenciou o menor em três anos de internação compulsória em casa de acolhimento a menores infratores na capital baiana. Além da internação, foi decidido que o adolescente terá que pagar uma multa de R$ 80 mil de indenizações: R$ 50 mil aos parentes e R$ 30 mil à vítima que teve o carro roubado e destruído pelo jovem, após capotá-lo. Outra vítima atropelada pelo infrator permanece em Salvador em estado de coma induzido e não terá direito à indenização, pois a família não procedeu com os trâmites legais.

IPVA com 5% de desconto: placas de final 5

Quinta | 28.05.2015 | 16h26
Autor: Diário do Sudoeste


Os proprietários de veículos com placas de final 5 têm até esta quinta-feira, dia 28, para aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O benefício é válido somente para pagamento à vista. Para quem preferir, é possível também parcelar o imposto em três vezes. Neste caso, o vencimento da primeira cota será na mesma data. Outra opção é quitar o valor integral do tributo, sem desconto, até 31 de julho.Neste mês também ocorre o vencimento de cotas mensais para quem optou pelo parcelamento nos meses anteriores. Para os carros com placas de final 2 a quitação da terceira parcela deve ser feita até o dia 29. Para as placas de final 3, o prazo para quitar a segunda parcela termina no dia 27. Para as placas de final 4, o pagamento da segunda parcela deve ser efetuado até o dia 28. As datas de pagamento das demais cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2015 disponível no site da Sefaz-BAno link => Inspetoria Eletrônica => IPVA => Calendário. Para efetuar o pagamento, basta comparecer a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com o call center da Sefaz pelo número 0800 071 0071.

Prazo para renovação de contratos do Fies foi prorrogado

Quinta | 28.05.2015 | 15h10
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


(Foto: Ilustração)

Nesta quinta-feira (28), o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União portaria que prorroga o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o dia 30 de junho. O prazo, que já foi prorrogado uma vez, terminaria nesta sexta-feira (29). Dados comprovaram que 100 mil alunos ainda não tinham concluído o processo até a última terça (26). Diante disso, o ministério afirmou que "o compromisso do governo federal é o de garantir que todos os estudantes façam o aditamento", por meio do portal do Fies. 

STF nega pedido de sigilo em operações com o Friboi

Quinta | 28.05.2015 | 14h37
Autor: Beatriz Bulla – O Estado de S. Paulo


(Foto: Ilustração)

1ª Turma do Supremo Tribunal Federal determinou ao  Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) que entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) informações sobre operações de crédito firmadas com o grupo JBS Friboi. Os ministros acompanharam entendimento do relator, Luiz Fux, que sustentou que os casos protegidos por sigilo bancário devem ser “relativizados” frente aos interesses da sociedade . “Por mais que se diga que o segredo é a alma do negócio, quem contrata com o poder público não pode ter segredos”, argumentou Fux. O banco recorreu ao STF em novembro do ano passado, após o TCU determinar a entrega de informações relativas a contratos com a JBS Friboi. O BNDES sustentou que os dados estavam protegidos por sigilo bancário. O TCU, no entanto, alegou que as operações da instituição financeira envolvem recursos públicos e por isso não estão sujeitas ao sigilo previsto na legislação. Ao levar o caso para a 1ª Turma, Fux apontou que a Corte de Contas precisa das informações para desempenhar papel de fiscalizador e destacou as “vultosas quantias” de recursos públicos recebidas pelo banco. O acórdão do TCU que determinou o repasse das informações fala em recursos da ordem de R$ 7,5 bilhões envolvidos nas operações de crédito referentes ao grupo JBS Friboi.

 

Conquista: Reabertas as negociações entre SIMMP e governo

Quinta | 28.05.2015 | 13h29
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Ascom SIMMP

Após manifestação dos profissionais da educação no prédio da prefeitura municipal, a prefeitura municipal decidiu dar continuidade às negociações da campanha salarial com o SIMMP. O Governo encaminhou o ofício de nº 42/2015, agendando uma reunião com a entidade na manhã desta quinta-feira, 28, na Secretaria Municipal de Educação. Em assembleia, realizada quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Vereadores, os profissionais da educação decidiram que acompanharão as discussões. Estes ficarão concentrados em frente a SMED, enquanto a comissão de negociação se reúne com o governo. Para discutir o resultado das negociações, também ficou deliberada nova assembleia, que será realizada no dia 29/05, no Salão Dom Climério, ao lado da Catedral Arquidiocesana de Vitória da Conquista, às 8:30 horas. No encontro, a categoria discutirá os rumos do movimento grevista. A expectativa do SIMMP é que a Administração tenha uma contraposta favorável aos anseios da categoria. “Está nas mãos do governo o retorno das aulas. É claro que nós não esperamos que cem por cento das nossas reivindicações sejam atendidas, mas, a reformulação da carreira e o reconhecimento do SIMMP enquanto Sindicato dos Profissionais em Educação são bandeiras de luta que nós não podemos abrir mão”, explicou a presidente, Geanne Oliveira. A greve dos educadores municipais foi deflagrada na última segunda-feira e está mantida. “Nós esperamos ter boas notícias para dar a nossa categoria e a comunidade de Vitória da Conquista, após a reunião desta quinta-feira, afinal Vitória da Conquista merece uma Educação Pública de qualidade”, finalizou a presidente. (*As informações são do SIMMP)