Conquista Urgente

Conquista Urgente


Após 'frango', Bahia luta para não ficar 'de bode'

Segunda | 27.04.2015 | 11h28
Autor: Correio


Nem o mais otimista torcedor do Vitória da Conquista apostava em um resultado como o de ontem, pelo jogo de ida para a final do Campeonato Baiano. O Bode não tomou o menor conhecimento de quem era o Bahia e foi para cima. Meteu uma chifrada bonita no tricolor de 3x0 e, agora, leva uma boa vantagem para o jogo de volta, na Fonte Nova. O desenho do que seria a partida começou a ser esboçado ainda no primeiro tempo. A partir dos 20 minutos de jogo, só deu Bode em campo. O Conquista mostrou por que é a única equipe invicta do estadual. Organizado, soube usar seu poder de marcação e velocidade para anular o Bahia, que estava irreconhecível em campo. No bom baianês, o Vitória da Conquista é o guri do estadual. Tem apenas 10 anos de fundação e, como qualquer criança dessa idade, deu trabalho e mostrou que tem pique. Caçula do Baiano, botou a mão na taça e espera poder erguê-la pela primeira vez. Caso mantenha a vantagem no próximo jogo, será uma conquista inédita para o clube. O clima é de alegria total entre os jogadores, mas eles preferem deixar a euforia apenas com os torcedores - que, por sinal, estavam tão empolgados que deixaram o Lomanto Júnior aos gritos de “ão ão ão, segunda divisão”, para provocar o rival. Um dos mais discretos ao deixar o gramado foi o volante Fausto, autor do primeiro gol alviverde. Vice do Baiano duas vezes seguidas, quando defendia o Bahia, em 2007 e 2008, ele prefere não falar nada e soltar o grito de campeão preso na garganta. Famoso por sempre provocar o tricolor, o goleiro Viáfara também foi sereno. Ele, que poderia brincar com o nome da torcida organizada do Conquista e dizer que jogaram Criptonita no Super-Homem, se conteve. “Não quero provocar ninguém. O Bahia é favorito e não podemos nos empolgar. O maior defeito dos clubes do interior é esse. Faz o placar e comemora antes; aí leva porrada”, analisa.


No Bahia, depois de ter que lidar com o frango, agora é tentar não ficar de bode. O tricolor tem mais dois jogos decisivos pela frente e precisa reagir.

Analista do TJ-BA que estava desaparecido após terremoto no Nepal é encontrado

Segunda | 27.04.2015 | 10h42
Autor: Correio


Manoel Tenório não havia entrado em contato com família (Foto: Reprodução/Facebook)

O analista do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior, que estava entre os brasileiros desaparecidos após o terremoto que atingiu o Nepal no sábado (25) foi localizado pela família. O terremoto de magnitude 7,8, o mais violento dos últimos 80 anos no país, provocou a morte de 3,7 mil pessoas. "Meu pai finalmente conseguiu entrar em contato! Ele está bem, mas ainda em Kathmandu aguardando o voo para Deli. Obrigada a todos pelas orações! Deus é muito bom. Obrigada de coração!", escreveu a filha de Manoel Tenório em uma rede social. Manoel Tenório, que é pernambucano mas mora há vários anos na Bahia, estava no país com um amigo que retornou antes do terremoto ao Brasil. Uma das filhas de Manoel fez um desabafo em redes sociais fazendo apelo por informações. "Hoje houve um terremoto de grande escala no Nepal. Foi um grande desastre, muitas cidades destruídas e milhares de vítimas. Meu pai está lá, e desde às 3:02 da manhã não temos notícias dele, sendo que o terremoto aconteceu às 3:25 da manhã do horário de Brasília. Não conseguimos nada além de conseguir deixar os dados dele no Itamaraty e aguardar as buscas por brasileiros, ou que ele consiga entrar em contato. Nesse momento são mais de 15 horas sem informações, estou muito aflita e sem opções, já que tudo lá está destruído e a dificuldade de contato até com a Embaixada é difícil. Pedindo a Deus que meu pai esteja bem. E peço aos amigos que orem por nós ou que mandem suas boas vibrações para que tenhamos notícias dele logo! Uma das últimas coisas que ele me falou por WhatsApp foi que me amava muito e estava preocupado comigo", escreveu Leila Soriano no sábado. Segundo o Itamaraty, a embaixada brasileira em Katmandu ainda tenta localizar todos os brasileiros que estavam no Nepal no momento do terremoto. Ao todo, 79 brasileiros estariam na região. O Itamaraty informou que não pode passar detalhes sobre os brasileiros localizados e desaparecidos. Pelo menos 6.500 pessoas ficaram feridas, segundo o governo nepalês. Terremoto provocou diversos tremores secundários e deslizamentos no monte Everest, onde 18 pessoas morreram, entre eles um funcionário do Google.

Brasileiro aprovado em 5 mestrados nos EUA vai para Harvard

Segunda | 27.04.2015 | 10h24
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


Foto: G1

Rafael de Almeida Rosa Andrade, aos 28 anos, fala três idiomas, tem dois livros jurídicos publicados e está em fase de conclusão de um mestrado na Universidade de São Paulo (USP). Com apenas 6 anos exercendo o cargo de advogado, Rafael adquiriu credenciais para o sucesso profissional na área. Contudo, Rafael almeja ir além. Ele foi aprovado em cinco cursos de mestrado e optou por Harvard. O jovem iniciará seus estudos até o final do ano. Além do curso em Cambridge, ele poderia optar por bolsas de estudos obtidas em Yale, Stanford, Columbia e Chicago. Mas fez a escolha por uma experiência "de nível mundial". Em Harvard, o jovem vai estudar em uma turma com 160 alunos de 70 países. A seleção durou mais de seis meses em terras americanas.

Chapada: São João de Macajuba é cancelado por causa do assassinato do prefeito

Segunda | 27.04.2015 | 10h23
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Reprodução

A cidade de Macajuba, na Chapada Diamantina, teve a festa de São João cancelada. O motivo foi o assassinato do prefeito, que aconteceu no dia 2 de abril deste ano. A informação foi confirmada pelo atual gestor da cidade, Nelson Brandão (PMDB), em entrevista ao site Bahia Notícias. “Nos reunimos com a Câmara Municipal e decidimos suspender a festa neste ano por conta da morte de Fernão”, informou o novo gestor da cidade. O atual administrador informou que o cancelamento se deve mesmo ao luto pela morte de Fernão Sampaio (PMDB), então prefeito da cidade. O principal suspeito pela morte do gestor foi identificado como Binho de Moacir e ainda não foi localizado pela polícia. Até o momento foram encontrados carro e pertences do acusado.
*com informações do Jornal da Chapada

Estudante está desaparecida

Segunda | 27.04.2015 | 09h57
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Reprodução

Desde o sábado (25) a jovem Natália Carneiro está desaparecida. Ela já não foi mais vista por volta das 7hs manhã , próximo a embasa na av. ACM em Salvador. A estudante de 17 anos é  natural de Itaetê, Chapada Diamantina, Bahia. Segundo informações de amigos e familiares Natália tinha prova no sábado no Sartre coc do Itaigara, onde ela faz cursinho, mas não apareceu por lá. Amigos e familiares estão desesperados e quem souber de algo entre em contato: Itaetenoticias 75 91967905

Analista do TJ-BA de Itabuna está desaparecido após terremoto no Nepal

Segunda | 27.04.2015 | 08h53
Autor: Correio


Um analista do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que mora em Itabuna está sem dar notícias à família e aos amigos depois do terremoto que aconteceu no Nepal no início do final de semana.  Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior, que é pernambucano mas mora há vários anos na Bahia, estava no país com um amigo que retornou antes do terremoto ao Brasil. Uma das filhas de Manoel fez um desabafo em redes sociais fazendo apelo por informações. "Hoje houve um terremoto de grande escala no Nepal. Foi um grande desastre, muitas cidades destruídas e milhares de vítimas. Meu pai está lá, e desde às 3:02 da manhã não temos notícias dele, sendo que o terremoto aconteceu às 3:25 da manhã do horário de Brasília. Não conseguimos nada além de conseguir deixar os dados dele no Itamaraty e aguardar as buscas por brasileiros, ou que ele consiga entrar em contato. Nesse momento são mais de 15 horas sem informações, estou muito aflita e sem opções, já que tudo lá está destruído e a dificuldade de contato até com a Embaixada é difícil. Pedindo a Deus que meu pai esteja bem. E peço aos amigos que orem por nós ou que mandem suas boas vibrações para que tenhamos notícias dele logo! Uma das últimas coisas que ele me falou por WhatsApp foi que me amava muito e estava preocupado comigo", escreveu Leila Soriano no sábado. Segundo o Itamaraty, a embaixada brasileira em Katmandu ainda tenta localizar todos os brasileiros que estavam no Nepal no momento do terremoto. Ao todo, 79 brasileiros estariam na região e 54 já foram localizados pelo órgão diplomático. O Itamaraty informou que não pode passar detalhes sobre os brasileiros localizados e desaparecidos. Parte da rede de telefonia do Nepal foi destruída com o abalo sísmico, o que tem criado dificuldades de comunicação. Até mesmo por conta disso, o Itamaraty destaca que mais brasileiros podem estar no país.

 

Mobilidade Urbana Prefeitura trabalha na recuperação da galeria de drenagem da Rua

Segunda | 27.04.2015 | 08h10
Autor: Ascom PMVC


Atenção, motoristas que trafegam pela Rua Lauro de Freitas! A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, está trabalhando na recuperação da galeria de drenagem da via. Toda a área foi isolada e o trânsito modificado até que os trabalhos sejam concluídos. Com isso, se você, motorista, precisa se deslocar por essa região da cidade, confira as mudanças no tráfego: ao invés, de subir pela Rua Lauro de Freitas, sentido a Rua Monsenhor Olímpio, desloque-se pela Travessa Dois de Julho ou pela Praça Vitor Brito, seguindo pela Rua São Pedro.

Embaixadora do Brasil no Nepal fala de dificuldade para achar brasileiros

Segunda | 27.04.2015 | 06h30
Autor: G1


Voluntários ajudam com o trabalho de resgate no local de um edifício que desabou após um terremoto em Katmandu. (Foto: Niranjan Shrestha / AP Photo)

Depois do forte terremoto que atingiu o Nepal e a Índia neste sábado (25), a embaixadora do Brasil em Katmandu, Maria Teresa Pessôa, disse que não está sendo fácil entrar em contato com os brasileiros. "Nosso vice-cônsul foi até a nossa chancelaria, conseguiu apanhar um maço com uma matrícula dos brasileiros, mas não está sendo fácil contato com eles", disse. Maria Teresa falou que está tentando encontrar um brasileiro morador do Nepal há 10 anos, que tem uma ONG que resgata meninas vítimas de tráfico humano. "Até agora não consegui falar com ele porque muitos celulares ficaram fora de ar", afirmou. Até agora, apenas um grupo de 9 brasileiros foi contatado. "Eles chegaram a Pokhara e não tem muita destruição por lá, mas aqui em Katmandu, tem. Ruíram prédios históricos e também uma torre com 9 metros de altura, que era conhecida como Torre da Vitória e foi construída no século 19", disse a embaixadora. Maria Teresa afirmou ainda que em Katmandu, está difícil circular. "Há rachaduras nas ruas, então está difícil". afirmou. Pouco antes do terremoto, ela disse que estava em uma área turística. "Estava em uma livraria e quando saí, começou o tremor. Eu e um grupo de pessoas corremos para baixo de uma viga e descobri que sou uma otimista, porque só pensava que aquilo ia passar logo", disse. O terremoto teve magnitude 7,8, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

 

Sem medo: Bode sufoca Bahia, vence e inverte vantagem na final do Baiano

Domingo | 26.04.2015 | 18h23
Autor: Globo Esporte


Vitória da Conquista bate Bahia por 3 a 0 no jogo de ida das finais do Baianão (Foto: Eric Luis Carvalho)

No ano em que completa dez anos de fundação, o Vitória da Conquista tem como meta fechar o Baianão com o primeiro troféu de campeão de sua história. Neste domingo, foi dado o primeiro passo para o cumprimento do objetivo: no estádio Lomanto Junior lotado, o Bode, invicto no estadual, bateu o Bahia por 3 a 0 e vai para o jogo de volta com a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença. E o triunfo não foi fruto apenas de baixo rendimento da equipe da capital. Sob o apoio de sua torcida, o time comandado por Evandro Guimarães se impôs sobre o Bahia, sem se intimidar pela grandeza do adversário. Os gols saíram no segundo tempo, marcados por Fausto, Diego Aragão e André Beleza. O Tricolor fez o que pôde na raça e melhorou pouca coisa na segunda etapa, mas não foi o suficiente para diminuir o placar. No próximo domingo, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez na Arena Fonte Nova. Antes disso, na quarta, o Bahia volta a campo pela Copa do Nordeste: no Castelão, enfrenta o Ceará em partida decisiva da final do torneio regional.
Tatu desperdiça chances; Bahia pouco cria
Como era de se esperar, o primeiro tempo da partida teve ingredientes de uma decisão. Com a necessidade de vencer para inverter a vantagem do Bahia, o Vitória da Conquista se lançou ao ataque desde os primeiros minutos e, empurrado pela torcida, teve maior presença de jogo. Diante do Tricolor nervoso, cometendo muitos erros, o Bode tomou conta: apostou na velocidade dos seus homens de frente e quase se deu bem. Melhor em campo, Tatu teve duas chances de abrir o placar. Na primeira, chutou por cima. Na segunda, desequilibrado, chutou fraco para defesa de Jean. O Conquista ainda perdeu outras oportunidades, uma delas após falha bizarra do goleiro tricolor, que entregou a bola nos pés de Carlinhos. Pressionado, restou ao Bahia gastar as energias da etapa inicial com reclamações contra a arbitragem.
Bode faz três, e Bahia não tem forças para reação
O segundo tempo começou com o mesmo enredo do primeiro. A diferença é que, desta vez, o Bode balançou as redes. Logo nos primeiros minutos, após cruzamento na área, a defesa do Bahia bateu cabeça, e o volante Fausto, ex-jogador do Tricolor, subiu para desviar de cabeça e abrir o marcador. O gol empolgou a torcida local, que empurrou o time ao ataque. A equipe da capital ainda ameaçou com chutes de Léo Gamalho e Maxi, que teve a chance mais aguda, mas não teve jeito. Sem medo e com atuação segura, os comandados de Evandro Guimarães não se contentaram com uma vitória pelo placar mínimo. Aos 22, Diego Aragão aproveitou o vacilo de Thales, driblou o zagueiro e bateu forte para marcar o segundo. O terceiro saiu dos pés de André Beleza seis minutos depois, com um chute no canto do gol de Jean.

Prévia do Festival da Juventude reúne diversos ritmos e estilos

Domingo | 26.04.2015 | 18h14
Autor: Ascom PMVC


Diversidade de ritmos musicais foi a grande marca da prévia do Festival da Juventude, realizada na tarde desse sábado, 25. Não é à toa que um público de vários estilos lotou a Praça da Juventude durante as apresentações, já demonstrando a expectativa que a cidade vive para a chegada desse grande evento. O coordenador municipal da Juventude, Rudival Maturano, revelou que foi visualizada a necessidade de se realizar esse momento que antecede o Festival da Juventude, para divulgação, encontro e interação entre os jovens. “Nada mais justo do que a gente privilegiar bandas da cidade, que tiveram boa pontuação na seleção, mas não vão tocar no palco principal, para compor esse momento de protagonismo fundamental, que é de mobilização para o Festival”, explicou. A festa começou ao som de Buena Brisa, trazendo o mais autêntico reggae music. Letras fortes e ritmo contagiante marcaram a apresentação. Logo em seguida, subiram ao palco os Nobres Companions. Além das músicas já conhecidas do público, o grupo também lançou novas canções dentro do seu singular estilo pop. Por fim, foi a vez do rap do Bonde do Rebento contagiar a galera. Um dos vocalistas da banda, Syan, destacou a importância de participar da prévia: “É uma ótima oportunidade, principalmente porque a gente está começando e precisa de visibilidade na cena local. É muito bom para expor o nosso trabalho e dar incentivo para continuar na caminhada.” Pessoas de todos os gostos e idades participaram da prévia do Festival da Juventude. A fotógrafa Bruna Caroline aprovou a iniciativa. “Eu estou gostando muito, acho que é um espaço onde os jovens podem se sentir à vontade e ter contato com as bandas que eles gostam”, contou. Para o professor Francisco Cardoso, a importância do Festival se dá, sobretudo, por resgatar alguns estilos musicais que costumam ser marginalizados na sociedade, como o reggae e o rap, mas que são expressões que mais acolhem os jovens para tratar de temáticas sociais. “O formato do Festival é uma grande iniciativa, até porque os jovens do nosso país precisam cada vez mais de uma formação que o acolha no seio da sociedade, e essa é uma ótima oportunidade”, finalizou.

Centro de Vitória da Conquista enfrentou problemas na manhã de ontem, 25

Domingo | 26.04.2015 | 15h17
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Clécio Prado/ Blog Transitar

O terminal da Lauro de Freitas em Vitória da Conquista enfrentou problemas na manhã deste sábado (25). O motivo foi um defeito na galeria de drenagem fazendo com que o asfalto cedesse criando uma cratera, que impossibilitou a circulação dos veículos no acesso à Rua Monsenhor Olímpio/ Avenida Regis Pacheco. O trecho foi liberado no início da tarde após técnicos da Prefeitura atuarem no local. 

Curtinha: Em Conquista, finalistas de RJ e SP dividem 'atenção' com baianos

Domingo | 26.04.2015 | 14h14
Autor: Globo Esporte


Bandeiras de finalistas do Carioca e do Paulista dividem espaço com bandeiras de Conquista e Bahia (Foto: Eric Luis Carvalho)

A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, é famosa no estádio pela paixão dos torcedores por time do eixo Rio-São Paulo. Os clubes cariocas, principalmente Flamengo e Vasco, têm muitos torcedores na cidade. No entanto, nos últimos dez anos, o coração do conquistense passou a ser do Vitória da Conquista, time de mesmo nome da cidade, abraçado pelo povo local. No entanto, na véspera de primeira final de campeonato da primeira divisão da história do Bode, com a torcida fazendo fila para a compra de ingressos, um vendedor de bandeiras na entrada do estádio lembrou de um público que costuma ser fiel também aos times que torciam antes do Bode. Por isso, um dos inúmeros comerciantes que vendem camisas e bandeiras nas proximidades do estádio aproveitou para colocar bandeiras do Vasco e do Botafogo, finalistas do Campeonato Carioca, além de bandeiras do Santos e do Palmeiras, finalistas do Paulistão, ao lado das bandeiras do Vitória da Conquista e do Bahia, em um ponto estratégico da avenida que fica em frente ao estádio Lomanto Júnior. Vitória da Conquista e Bahia se enfrentam neste domingo, a partir das 16h (horário de Brasília). A partida tem transmissão da Rede Bahia. O GloboEsporte.com acompanha o jogo em tempo real com vídeos.

Campeonato Baiano: Arbitragem definida para primeira partida da final

Domingo | 26.04.2015 | 09h02
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Lúcio José Silva de Araújo – Foto: Eliezer Oliveira

A primeira partida da final do Campeonato Baiano entre Vitória da Conquista e Bahia que acontece no próximo domingo no Estádio Lomanto Júnior, terá arbitragem de Lúcio José Silva de Araújo. Completando o quinteto de arbitragem, estarão os assistentes José Raimundo Dias da Hora (CBF/Salvador)), Jucimar dos Santos Dias (CBF/Salvador)) e o quarto e quinto árbitros, respectivamente, Eziquiel Souza Costa (CBF/Macarani) e Marcos Welb Rocha de Amorim (CBF/Fira de Santana).

*com informações do ECPP

Com 'golpe repetido', homem engana funcionários e leva R$ 900 em dinheiro

Domingo | 26.04.2015 | 07h30
Autor: G1 BA


A polícia da Bahia acredita que um homem está aplicando o mesmo golpe em diversas cidades do interior da Bahia. No último caso, ele convenceu, só na conversa, funcionários de uma loja em Vitória da Conquista, região sudoeste do estado, a entregar R$ 900 em dinheiro. As imagens das câmeras de segurança mostram o homem de camisa vermelha dentro do estabelecimento no centro de Vitórida da Conquista. Ele se identifica como funcionário público, procura o gerente e proprietários da loja, que não estão. O homem, então, diz que foi receber R$ 900. Ele finge ligar para o gerente da loja na frente do caixa e diz que o gerente autorizou o pagamento. A funcionária entrega o dinheiro e o golpista sai tranquilamente do local. Segundo a polícia, o golpe já foi aplicado em pelo menos quatro cidades: Teixeira de Freitas, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus e o último, em Vitória da Conquista.

Outros casos

Em uma das ações, um homem se passou por advogado para convencer funcionários de lojas a entregar uma quantia em dinheiro. Uma das vítimas denunciou o caso. A mulher, que é dona de um estabelecimento em Santo Antônio de Jesus, na região metropolitana de Salvador, afirma que o suspeito alegou que representava o marido dela e pediu R$ 990 para o pagamento de uma escritura. O caso aconteceu no dia 10 de abril. Segundo a Polícia Civil, as pessoas que tiverem alguma informação sobre o homem devem ligar para o número 197. Já na cidade de Teixeira de Freitas, região sul da Bahia, funcionários de uma farmácia relataram que o suspeito chegou ao balcão e afirmou que o dono da loja tinha autorizado que ele recebesse R$ 990. Câmeras de segurança registraram o momento em que o homem conversa com a supervisora financeira da farmácia e simula uma ligação para o dono. O golpe ocorreu no dia 9 de abril. Em Eunápolis, o mesmo golpe foi aplicado em uma loja e câmeras de segurança também registraram a ação. Segundo uma funcionária, ele se identificou como "Doutor Flávio" e disse que teria ido receber R$ 950 para pagar uma escritura da loja.

Idosa veste-se de princesa para aniversário de 100 anos na Bahia

Sábado | 25.04.2015 | 19h10
Autor: Correio


Foto: Jornal Gazeta do Oeste)

Com um vestido rosa de princesa, coroa de rainha e pose de matriarca, Dona Ornelina Clara dos Santos aceitou festejar seus 100 anos de vida junto com todos os familiares em uma praça pública na cidade de Barreiras, oeste baiano, no último domingo (19). Dentre os 382 descendentes, veio gente dos interiores da Bahia, São Paulo, Goiânia e de várias partes do país. Domingas Clara de Arruda, filha caçula e idealizadora da festa, conta que a família recebeu o apoio da Prefeitura de Barreiras, que fechou a rua por cinco dias para permitir a organização. "A gente procurou fazer no domingo, um final de semana, porque veio muita gente de fora, entre netos e bisnetos. O desejo dela era fazer na casa, mas não ia dar conta de tanta gente, por isso escolhemos fazer na rua". A festa contou com cerca de 300 pessoas e foi realizada em uma praça em frente ao edifício Ornelina III, também em homenagem à aniversariante, no bairro de Sandra Regina. A caçula também explica que o vestido de princesa foi decidido devido ao comportamento de Dona Ornelina, que tem se tornado mais serena nos últimos anos. "Quando meu pai morreu, eu tinha três anos e meio e ela ficou resolvendo tudo, sempre foi muito agitada. Dois anos pra cá, ela ficou mais obediente, mais serena, deixando a gente cuidar dela. Até aceita ser vestida de princesa", brinca.Dona Ornelina é baiana e nasceu em uma fazenda que ficava em Cristópolis, a 140km de Barreiras. Ao todo, ela ostenta um patrimônio de 15 filhos (nove ainda vivos), 98 netos, 201 bisnetos e 68 tetranetos. Para dar conta da criação desses descendentes, ela já trabalhou na fabricação de cachaça, de rapadura, aluguel de imóveis e até capinando. "Só parou aos 98 anos", conta Domingas.