Conquista Urgente

Conquista Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "08/2015"

Dirceu e empresário ficam calados durante depoimento à CPI da Petrobras

Segunda | 31.08.2015 | 20h06


Convocado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, preso na 17ª fase da Operação Lava Jato, foi o primeiro a ser ouvido nesta segunda-feira (31), na série de depoimentos que a comissão marcou para esta semana em Curitiba, onde se concentram as investigações. Orientado por seus advogados, Dirceu não respondeu às perguntas feitas pelos membros da comissão. O ex-ministro está preso desde o último dia 3, na carceragem da Polícia Federal (PF), na capital paranaense, acusado pelo Ministério Público Federal de comandar esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras. O representante no Brasil da empresa italiana Saipem, João Antonio Bernardi Filho, segundo a prestar depoimento, também permaneceu em silêncio. Até quarta-feira (2), a CPI da Petrobras pretende ouvir, em Curitiba, 13 pessoas que são investigadas pela força-tarefa da Lava Jato. Além de Dirceu, foram convocados o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada, o presidente da empreiteira Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, e o executivo da construtora Elton Negrão de Azevedo. Amanhã (1º), a CPI marcou o depoimento de seis pessoas: cinco executivos da construtora Odebrecht, entre eles o presidente da construtora, Marcelo Odebrecht, e um ex-funcionário da Petrobras. Também será ouvido nesta terça-feira Celso Araripe de Oliveira, ex-gerente de Projetos da Petrobras. Na quarta-feira (2), devem ser ouvidos o publicitário Ricardo Hoffmann, ex-vice-presidente da agência Borghi/Lowe, e o empresário Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura. Hoffmann é acusado de intermediar contratos fraudulentos de publicidade com o Ministério da Saúde, com a ajuda do ex-deputado federal André Vargas. Moura é apontado pela PF como representante do ex-ministro José Dirceu na Petrobras. Além dos depoimentos, a CPI pretende fazer, na quarta-feira, a acareação entre o empresário Augusto Ribeiro Mendonça, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.(Correio)

Instalado há dois anos, núcleo baiano é pioneiro para flagrantes

Segunda | 31.08.2015 | 18h17


Instalado há dois anos, núcleo baiano é pioneiro para flagrantes Foto: Antonio Queirós/Arquivo Correio

Na Bahia, um projeto semelhante ao do CNJ está implantado desde 2013. Criado pelo TJ-BA, o Núcleo de Prisão em Flagrante, instalado no Complexo Prisional da Mata Escura, já realiza audiências com pessoas presas em flagrante momentos após a prisão. Segundo o juiz Antônio Faiçal, coordenador do núcleo, o que muda com a implantação do programa do CNJ é a obrigatoriedade de ouvir a pessoa presa e a maior rapidez  na realização da audiência.

Morre general brasileiro que comandava missão da ONU no Haiti

Segunda | 31.08.2015 | 15h39


Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

O general brasileiro que comandava a missão da ONU no Haiti, José Luiz Jaborandy Júnior, morreu neste domingo (30) de "causas naturais", de acordo com informações do Exército. Jaborandu tinha 57 anos e passou mal durante uma viagem de avião do Haiti a Manaus – o Exército não informou se ele morreu dentro da aeronave ou não. O general assumiu em março de 2014 a missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, em substituição ao general Edson Leal Pujol e comandava a 8ª Região Militar, em Belém (PA), ligada ao Comando Militar do Norte, antes de ir para o país caribenho. Jaborandy entrou no Exército em 1976 e serviu como assessor parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército. (Bahia Notícias)

Política Conquistense: Fabrício Falcão e Mão Branca dialogam possível unidade para 2016

Segunda | 31.08.2015 | 14h12
Autor: Mirian Neto I Conquista Urgente


Foto: Divulgação

PCdoB e PV se reuniram para avaliar o cenário político de 2016, ambos os partidos buscam lançar candidatos a prefeito de Vitória da Conquista. Na pauta, avançou a perspectiva do diálogo sobre uma possível unidade das duas legendas. Atualmente o deputado estadual Fabrício Falcão pelo PCdoB e Edigar Mão Branca pelo PV, são nomes que se credenciam como pré-candidatos. (As informações são da Ascom do deputado estadual Fabrício Falcão)

Sesab anuncia pagamento de mais de R$ 71 milhões a municípios, a partir de setembro

Segunda | 31.08.2015 | 12h16


Foto: Divulgação

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou neste domingo (31) que mais de R$ 71 milhões serão pagos aos 417 municípios baianos como forma de equacionar os débitos de anos anteriores referentes às contrapartidas relacionadas a medicamentos, laboratórios, Estratégia Saúde da Família e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "É um volume de recurso expressivo, autorizado pelo governador Rui Costa, e cujo cronograma de desembolso foi acordado com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems)", disse o secretário durante a abertura do 5° Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), em Ilhéus. De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o valor é proveniente do tesouro estadual e será repassado a partir de setembro deste ano até dezembro de 2016. Para o presidente do conselho, Raul Molina, o recurso garante fôlego extra às prefeituras e ainda aproxima a gestão estadual dos municípios. Durante o evento, Vilas-Boas anunciou também a criação de uma fila única para a realização de cirurgias eletivas. Segundo o gestor, a ideia é levantar a demanda de todos os municípios por cirurgias eletivas, em especial, as ortopédicas. "Além de otimizar os recursos disponíveis para este fim, ampliamos a resolutividade a partir do credenciamento de prestadores de serviço em todo o estado, o que contribuirá para descentralizar a assistência", pontuou. (Bahia Notícias)

Conquista: Confira as oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira, 31

Segunda | 31.08.2015 | 11h24


A semana começa com as oportunidades de emprego para Vitória da Conquista. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) da cidade está intermediando nesta segunda-feira, 31, três vagas de emprego, sendo duas para pessoas com deficiência (empacotador, a mão, e operador de caixa) e uma de ampla concorrência para porteiro. Além dessas, há oportunidade também para açougueiro, confeiteiro, cuidador de idosos, mecânico, vendedor, entre outras. Os interessados podem se cadastrar no sistema, dirigindo-se à Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, bairro Jurema. Para realizar o cadastro, a pessoa deve ter idade mínima de 16 anos e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e currículo comprovado. O Sine Conquista funciona das 7h às 19h, sem intervalo para almoço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3429-3150. (PMVC)

Rock, pop e sertanejo encerram Festival de Inverno Bahia 2015

Segunda | 31.08.2015 | 10h31


As bandas RPM e Jota Quest, além da dupla Fernando e Sorocaba encerraram o FIB 2015 (Foto: Laécio Lacerda)

As bandas RPM e Jota Quest, além da dupla Fernando e Sorocaba, foram as atrações do último dia do Festival de Inverno 2015. O público reviveu sucessos do RPM, o baile da pesada do Jota Quest, além do sertanejo de Fernando e Sorocaba. Veja os melhores momentos. 

RPM
A banda abriu os shows da última noite. Quando ser rock n'roll no Brasil dos anos 80 era estar na crista da onda, uma das bandas mais requisitadas, ouvidas e tocadas era, sem dúvida, o RPM. Na segunda metade daquela década, o grupo conseguiu bater todos os recordes de vendagens da indústria fonográfica brasileira. A apresentação, que mesclou a música eletrônica e pop-rock, um dos traços característicos da banda, começou ao som de "Dois Olhos Verdes", trabalho de 2011. Logo em seguida, o grupo abriu o baú de sucessos com "Loura Gelada", intercalando novas composições a outros hits obrigatórios: "Revoluções Por Minuto",  "London, London", "A Cruz e a Espada", "Olhar 43" e  "Alvorada Voraz". Os conhecidos primeiros acordes de "Rádio Pirata" levaram o público do Festival ao delírio.

Palcos alternativos lotam no festival; forró e rock dão tom

Segunda | 31.08.2015 | 09h48


Scambo fez a alegria da galera na Tenda eletro Rock no último dia da festa (Foto: Maiana Belo/ Gshow)

O palco principal do Festival de Inverno, em Vitória da Conquista, tem espaço no coração de todos que vão à festa, mas ninguém esquece dos palcos alternativos. Entre eles, o Barracão Universitário e a Tenda Eletro-Rock. No "Barracão", como também é chamado pelo público, é o forró que não deixa ninguém parado. No local todo mundo pode dançar e ficar quentinho, já que a cidade tem um clima frio. A jornalista Luana Lopes adora o espaço e diz que não pode ir ao festival sem dar uma passadinha por lá."Esse ano o espaço está maior, então está muito mais confortável e a gente está adorando. Inclusive, as atrações principais de hoje [domingo], eu acredito que vão ser muito boas", disse. Nos dois dias do evento parassaram pelo palco do Barracão, bandas como Flor do Cangaço, Xote.com, Trio Pé-de Serrá do Periperi e Forró do Karoá. Neste terceiro e último dia da festa, as apresentações ficaram por conta de Seu Maxixe, Chega Mais, Pede um Xote, Samyra Show e Xamego Proibido.

Campanha de vacinação contra Pólio termina hoje (31)

Segunda | 31.08.2015 | 09h16


Campanha de vacinação contra Pólio termina hoje (Foto: EBC)

Termina nesta segunda-feira (31) a campanha nacional de vacinação contra pólio e, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na quinta-feira,  metade das crianças entre seis meses e 5 anos ainda não haviam sido vacinadas. A campanha, que começou no dia 15 deste mês, já imunizou 6,4 milhões de crianças mas a meta é alcançar 12 milhões. Ou seja, mais de 6,3 milhões de crianças ainda precisam tomar as gotinhas contra a paralisia infantil já que a vacina é a única forma de prevenção contra a doença viral. Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização, já que nove países registraram casos nos últimos dois anos. São eles: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia. Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico.

Homem é detido com drogas no Festival de Inverno Bahia

Segunda | 31.08.2015 | 08h29


Foto: Divulgação 77 CIMP

Bruno Brandão Santos Silva, 23 anos, natural de Jequié, acaba de ser detido com drogas por militares da 77 CIPM no Palco do Rock no Festival de Inverno Bahia. Atentos para coibir o uso ilícito de entorpecentes, policiais flagraram Bruno consumindo a droga perto de adolescentes. Além do cigarro de maconha que estava consumindo, o conduzido ainda estava com 6 cigarros pronto para o consumo. Ele foi detido e apresentado no Posto da Polícia Civil dentro do Parque. (77ª Companhia Independente de Polícia Militar de Vitória da Conquista/ BA)

Golpe no WhatsApp rouba informações de vítimas

Segunda | 31.08.2015 | 08h07


(Foto: Reprodução)

Um novo golpe circulando no WhatsApp foi identificado por especialistas. Trata-se de uma estratégia usada para conseguir informações das vítimas, no qual é enviado um cupom falso de R$ 500 para ser usado na rede de cafeteria Starbucks. Para poder receber a recompensa, o usuário deve fornecer informações que serão usadas em futuras ações. Segundo o site TechTudo, o crime já foi reportado pelas empresas Kaspersky e ESET, ambas atuantes no ramo da segurança digital.

De smartphones, índios aderem às redes sociais em reserva na Bahia

Segunda | 31.08.2015 | 07h58


(Foto: Evandro Veiga/Correio)

Na mão direita, o psicopedagogo Lymbo Perigipe, 39 anos, segura um smartphone com sistema operacional Android. Como muitos brasileiros, está insatisfeito com a cobertura da operadora de telefonia. “Quando a gente vai mandar as mensagens no WhatsApp para os amigos, nem dá para responder. Fica avisando que já gastou 80% do 3G, depois vem 100% e acabou tudo. Essa operadora fica roubando meus créditos”, queixa-se. Até aí, nada muito diferente. Mas, na mão esquerda, Lymbo ostentava uma chanduka – um cachimbo típico da tribo indígena Fulniô. “São dois meios de comunicação”, diz, referindo-se tanto ao celular quanto ao apetrecho. “Esse aqui é para se comunicar com a natureza, que é a nossa espiritualidade, e esse aqui (o smartphone) é para falar com vocês que não sabem fazer sinal de fumaça”, brinca, apontando para os não-índios que visitavam a reserva indígena Thá-fene, em Lauro de Freitas, na quarta-feira.

Detento é flagrado ao tentar fugir de presídio de Conquista em tonel de lixo

Segunda | 31.08.2015 | 06h11
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Após entrar em recipiente, detento cobriu cabeça para não ser percebido. (Foto: Divulgação/Sinspeb-BA)

Um detento da cadeia de Vitória da Conquista, foi flagrado tentando fugir da unidade prisional dentro de um tonel de lixo, na manhã deste domingo (30). Segundo informações da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar, Willian Santos Alves cumpre pena por roubo e é ajudante de serviços gerais na cozinha do presídio. Ele aproveitou o momento em que estava sozinho para entrar no tonel. Em seguida colocou lixo por cima da cabeça, para evitar que fosse descoberto. O recipiente seria retirado do presídio por um caminhão que faz a coleta de lixo, mas um dos agentes penitenciários desconfiou do peso e, ao abrir o tonel, percebeu que o detento estava dentro. Em nota, o Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb) parabenizou os agentes que estavam de plantão na cadeia, que evitaram a fuga. O caso será investigado pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). O G1 não conseguiu contato com o órgão, na manhã deste domingo. *AS informações são do G1 BA

Roteadores são usados para roubar dinheiro na internet; proteja-se

Domingo | 30.08.2015 | 15h03


(Foto: Reprodução)

Você sabia que um roteador corre o risco de ter invasões? Os ataques remotos direcionam para sites falsos e conseguem capturar facilmente dados e senhas de banco dos usuários. A informação foi divulgada na quinta-feira (26) durante a 5ª Conferência Latino-americana de Analistas de Segurança, em Santiago, no Chile. Segundo o site 'TechTudo', a invasão acontece quando o hacker consegue controlar remotamente o roteador do usuário e direcionar a navegação para um DNS que ele pode administrar. O DNS (Domain Name System) é o sistema que traduz o endereço digitado, levando-o ao site que deseja acessar. O criminoso redireciona os sites de banco banco, por exemplo, mostrando páginas falsas - mas iguais às originais - e fica esperando o usuário digitar as senhas."Cerca de 20 DNS maliciosos aparecem por mês no Brasil. A maioria é usada para roubar dados de contas bancárias ou clonar os cartões de usuários”, relata Fabio Assiolini, Analista Sênior de Malware daKASPERSKY Lab Brasil. Outro tipo de golpe, ainda mais sofisticado, envolve o sequestro dos servidores dos provedores de Internet ou de um site específico.

 

Alérgica a wi-fi, mulher recebe na Justiça direito de ganhar R$ 3 mil por mês

Domingo | 30.08.2015 | 14h04


(Foto: Reprodução)

Uma francesa ganhou na corte de Toulouse, na França, um direito inusitado: ela receberá mensalmente 800 euros (cerca de R$ 3 mil) por sofrer de hipersensibilidade eletromagnética (EHC, na sigla em inglês), o que a faz ter uma espécie de ‘alergia’ a wi-fi. De acordo com a rede de TV britânica BBC, a EHS, doença de Marine Richard, é uma condição reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A enfermidade pode provocar dores de cabeça, fadiga, náuseas e palpitação em pessoas que são expostas a campos eletromagnéticos. A infelicidade de Marine é viver em uma época na qual estes campos são cada vez mais comuns no dia a dia, sendo emitidos até por aparelhos como celulares, microondas, televisões e radiotransmissores. Para viver longe desta realidade, a mulher foi obrigada a viver em um chalé numa região remota nas montanhas no sudoeste da França, onde não há eletricidade. Em sua opinião, a decisão da Justiça é um "divisor de águas" para pessoas com EHS. Ainda de acordo com a BBC, outra escola  nos EUA foi processada após um aluno de 12 anos, com a mesma condição, passar mal após uma rede de internet wi-fi ter sido instalada. A instituição escolar contratou uma empresa especializada para verificar oSINAL da internet e constatou que estavam de acordo com o que é estabelecido pela legislação americana.