Conquista Urgente

Conquista Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "04/2015"

Homem morre atropelado depois de aposta para passar debaixo de carreta na BR-116

Quinta | 30.04.2015 | 21h18
Autor: Correio


Um homem morreu atropelado por uma carreta na BR-116 Norte, perto de Santa Bárbara, ao tentar cumprir uma aposta de que conseguia passar por baixo do veículo em movimento. Gilvan Bastos dos Santos, 34 anos, morreu na hora. Gilvan seguia com e amigos para Feira de Santana quando pararam para fazer uma refeição por volta das 9h desta quarta-feira (29). Quando estavam saindo, Gilvan tentou passar por baixo da carreta e acabou sendo atropelado, morrendo na hora. "Ele fez uma aposta que passaria por debaixo da 'hélice", explicou o despachante Josevaldo Cerqueira à TV Bahia. "E aí foi na hora que a carreta veio e passou por cima. Ele fez a aposta na hora. O irmão de Gilvan disse que ele estava bebendo quando teve a ideia. "Ele estava bebendo e falou que ia passar debaixo da carreta, mas...", diz. Os amigos que estavam com Gilvan, no entanto, negaram que tenha havido uma aposta, mas disseram que ele havia bebido muito. A carreta seguiu de Cabo Santo Agostinho, em Pernambuco para entregar uma peça em uma usina de Campo Formoso.

Movimentos sociais se reúnem no centro de Vitória da Conquista

Quinta | 30.04.2015 | 18h32
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Ascom – Sindicato dos Bancários

Na manhã de hoje (30), foi realizada na praça 9 de Novembro, centro de Vitória da Conquista, uma mobilização por parte de vários movimentos sociais em defesa dos direitos dos trabalhadores. Durante a manifestação panfletos relacionados aos problemas enfrentados pelos trabalhadores terceirizados foram distribuídos. Um dos particpantes, Adair Souza, diretor da formação sindical dos professores municipais, disse ao Conquista Urgente que o movimento foi um protesto contra a lei aprovada em 2008 relacionada ao piso e a jornada de trabalho. Segundo Adair, o município não cumpre a lei do piso a sete anos. "Nós estamos manifestando também no Fórum para mostrar para a justiça que o município cumpra a lei. E aproveitando o 1º de maio estamos juntos com outras categorias, reunidas na praça 9 de Novembro, ara fortalecer o movimento em defesa da melhor relação do trabalho."

Professor da Uesb reivindica melhorias no campus de Itapetinga

Quinta | 30.04.2015 | 17h35
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Professor da Uesb, campus de Itapetinga, Jânio Benevidis de Melo I Foto: Conquista Urgente

Segundo o professor de Zootecnia da Uesb/Itapetinga, Jânio Benevides de Melo, há  um movimento estudantil no campus que vem lutando por melhorias na questão da moradia, assistência odontológica e principalmente no que diz respeito ao restaurante universitário. E que em prol dos alunos tem se reunido com alguns  gestores para encontrar caminhos. "Que os gestores possam priorizar essas coisas, porque está ocorrendo uma evasão muito grande no campus e se isso for diagnosticado constatará que a situação social tem influenciado." O professor Jânio contou ainda ao Conquista Urgente que ele se preocupa com cada aluno que sai da universidade antes de terminar o curso, pois é um processo de vida interrompido, é um profissional que deixa de entrar no mercado. Ele relatou ainda que a reivindicação faz parte da sociedade, e que as famílias dos alunos tem que ir às ruas cobrar dos governantes uma posição efetiva.

Agora é Lei: Quem maltratar animais irá ser preso

Quinta | 30.04.2015 | 16h46


Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 29, um projeto de lei prevendo penas rigorosas de prisão para pessoas que maltratarem animais. A morte provocada de cães e gatos passa, agora, a implicar na detenção de três anos. O projeto também legaliza o uso de eutanásia em casos de doenças, desde que a aplicação do remédio letal seja "de forma controlada e assistida". O abandono de cães e gatos pelos donos pode levar à detenção de três meses a um ano, a mesma pena para os casos em que os animais tiverem suas vidas expostas em perigo ou risco de saúde ou integridade física. Promover luta entre cães passa a implicar em prisão entre três e cinco anos. A lei prevê também pena de um a três anos de prisão no caso de mortes para controle de doenças, como a raiva, nos casos em que não houver "comprovação irrefutável de enfermidade infecto-contagiosa" ou não seja para controle populacional. A pena é acrescida em um terço se o crime ocorre de forma cruel, como usar veneno, fogo, asfixia, espancamento, tortura, e outros. O projeto segue agora para o Senado, onde pode sofrer alterações.

Presidente da Vale assume comando do Conselho de Administração da Petrobras

Quinta | 30.04.2015 | 14h32
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (29), o Presidente da mineradora Vale, Murilo Ferreira, foi eleito, por indicação da União, como o novo presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Murilo Ferreira recebeu 4,27 bilhões de votos, durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da empresa, que acontece na tarde desta quarta na sede da empresa, no Centro do Rio de Janeiro. Foi eleito ainda pela Assembleia o diretor-executivo do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), Walter Mendes de Oliveira Filho, para a vaga de membro indicado pelos ordinaristas minoritários, e o empresário Guilherme Affonso Ferreira para a vaga de membro designado pelos preferencialistas. Como representante dos funcionários da petroleira, a assembleia elegeu Deyvid Bacelar, do Sindipetro da Bahia. A presidência do Conselho foi renunciada no último mês de março pelo então presidente ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, e estava sob o comando de Luciano Coutinho, presidente do BNDES.

 

Nos seus 30 anos Creame realiza ação social em parceria com o Sesc no centro de Conquista

Quinta | 30.04.2015 | 14h05
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Ação social Creame, centro de Vitória da Conquista I Foto: Conquista Urgente

Nesta quinta 30, o Creame que está completando 30 anos de atuação em Vitória da Conquista realiza no centro da cidade uma ação social. O evento que acontece em parceria com o Sesc conta com profissionais da área da saúde, cabeleireiros, manicures etc. Um dos responsáveis pela instituição, o pastor Jailton Jesus da Silva e também monitor do Creame contou ao Conquista Urgente que o objetivo de ações como esta e de todo o trabalho realizado durante as três décadas de existência é mostrar às pessoas que existe solução, principalmente para os dependentes químicos. "Nós estamos em parceria com o pessoal do Sesc, divulgando o nosso trabalho e mostrando para as pessoas que existe solução, há uma porta aberta para quem têm a dependência química, muitas das vezes diz que não há solução, mas existe. O Creame está fazendo aí trinta anos na cidade, mostrando o seu trabalho também nas cidades circunvizinhas e até para  outros estados. Além do trabalho interno, o Creame também auxília a família de cada dependente químico, através de uma pisicologa e da parte espiritual. "Porque a palavra de Deus é muito importante. Temos um trabalho voltado diretamente nessa área", pastor Jailton.



Pastor Capelão Jailton Jesus da Silva monitor do Creame I Foto: Conquista Urgente

Maioridade penal: 74 cidades terão “vigílias” em praças públicas contra redução

Quinta | 30.04.2015 | 10h48
Autor: Agência Brasil


Na noite desta terça-feira (28) começa por todo o país uma mobilização nacional contra a redução da maioridade penal, prevista no Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 171/93, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Segundo os organizadores do evento “Amanhecer contra a redução da maioridade penal”, organizado pelo Facebook, já estão confirmadas atividades em 74 cidades de 23 estados do país. Os grupos farão intervenções artísticas em praças e espaços públicos onde devem permanecer até as 6h do dia 29. Na página é possível conferir quais cidades e locais estão incluídos na programação. A organização divulgou um mapa onde estão previstas mobilizações.

 

Depois de ser aprovada na CCJ por 42 votos a favor e 17 contra, a proposta de redução da maioridade penal que reduz a responsabilização legal dos atuais 18 para 16 anos se encontra em discussão em uma Comissão Especial antes de seguir para votação no plenário da Câmara. Além da discussão no legislativo, o debate sobre a constitucionalidade da proposta pode seguir para o Supremo Tribunal Federal. Partidos políticos e entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já afirmaram que pedirão a inconstitucionalidade da proposta na justiça. 

Sonda pode atingir o planeta hoje

Quinta | 30.04.2015 | 10h22
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


Foto:( Nasa/JHU APL/Carnegie Institution of Washington)

A Sonda Messenger está se preparando para cair  na superfície do planeta a toda velocidade nesta quinta-feira (30). Ela orbitou o planeta por quatro anos e fez descobertas importantes. Ela já está sem combustível e agora a gravidade deve entrar em ação. A principal descoberta da Messenger ocorreu em 2012: uma espessa camada de gelo nas regiões polares de Mercúrio, fornecendo "apoio convincente para a hipótese de que o planeta abriga abundante água congelada e outros materiais voláteis em suas crateras polares permanentemente sombreadas", segundo a Nasa. Os cientistas acreditam que o planeta mais próximo do Sol provavelmente obteve sua água quando cometas e asteroides voláteis ricos fizeram impacto, em algum momento da História.

Começa nesta quinta-feira (30), o Festival da Juventude

Quinta | 30.04.2015 | 09h56
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Facebook


A abertura da terceira edição do Festival da Juventude acontece hoje (30), no Centro de Convenções Divaldo Franco, às 19h, em Vitória da Conquista. Com a palestra do jornalista Paulo Henrique Amorim e a apresentação do Conjunto de Câmara. O evento consolidado no cenário cultural de Vitória da Conquista e região tem como público-alvo, a juventude. E o jornalista Amorim tratará de política, economia e oportunidades para os jovens no Brasil atual. Antes, às 18h30, haverá a apresentação do Conjunto de Câmara, com violoncelos. A programação segue entre os dias 1° e 3 de maio, no Centro Glauber Rocha. Apenas cinco atividades não serão realizadas no Glauber: Oficina de Teatro e o Festival de Curtas, no Teatro Carlos Jehovah; oficinas de Dança Afro e Formas Poéticas Contemporâneas, na Estação Juventude; e o Ciclovibes, com concentração na Praça da Normal. Todas as atividades do evento são gratuitas.

 

Qualidade dos cafés do Planalto de Vitória da Conquista

Quinta | 30.04.2015 | 08h05
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Foto: Reprodução

Nesta quarta (29), uma vistoria técnica foi realizada para definir a área da Indicação Geográfica (IG) para os cafés do Planalto de Vitória da Conquista. A qualidade do café da região iniciou-se em 2009.  Para iniciar os trabalhos, a Associação dos Cafeicultores do Planalto de Vitória da Conquista (Ascplan) promoveu uma reunião com participantes do projeto e representantes do Mapa, no Laboratório de Fertilidade e Adubação de Solos, campus de Vitória da Conquista, na manhã dessa terça (28). Com a qualificação, os produtores de café da região terão a oportunidade de acessos a novos mercados, inclusive a nível mundial. 

Ufba fica entre as 100 melhores universidades da América Latina

Quinta | 30.04.2015 | 06h41
Autor: iBahia


A Universidade Federal da Bahia (Ufba) aparece entre as 100 melhores instituições da América Latina em um ranking da Quacquarelli Symonds (QS), uma das principais organizações de medição de qualidade do ensino superior. A Ufba apareceu 73º lugar entre as universidades latinas. No ranking mundial, a universidade baiana aparece entre a posição 601 e a 650. A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição brasileira melhor colocada e aparece entre as cem melhores instituições do mundo em 29 de 36 áreas analisadas. No top 50, a USP aparece em oito dos 36 cursos. Nas listas, há outras seis instituições de ensino superior brasileiras. Os rankings tomam por base índices de citações de pesquisas, além de estudos de reputação entre empregadores e acadêmicos. O trabalho é realizado pelo QS desde 2011. Do ano passado para esta edição, os organizadores incluíram seis novas áreas no rol de avaliadas, que passaram de 30 para 36. Como em 2014, nenhuma brasileira conseguiu alcançar o grupo das dez primeiras. A melhor colocação da USP é em Odontologia, em 12.º lugar. A universidade também ficou no top 50 nos campos de Agricultura e Silvicultura (24º), Arquitetura (33º), Artes e Design (34º), Ciências Veterinárias (36º), Filosofia (37º), Farmácia e Farmacologia (46º) e Engenharia Civil e Estrutural (47º). No ano passado, a universidade estava entre as 50 melhores em oito áreas. Já a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), segunda melhor brasileira na lista, teve 16 cursos entre os cem melhores. Três dessas áreas também estão no top 50: Odontologia (17º), Agricultura e Silvicultura (30º) e Engenharia Elétrica e Eletrônica (47º). Da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cinco cursos constam no top 100. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) garantiu três representantes na lista. Ainda estão presentes as federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), com dois cursos, a de Minas Gerais (UFMG) e a de São Paulo (Unifesp), com um. A única instituição particular brasileira no top 100 é a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), também com um curso.

 

Chuva em Brumado: Montana cai em buraco na Ladeira do Cinema

Quarta | 29.04.2015 | 20h59
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O veículo quase foi todo tragado pelo buraco (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

As chuvas deste período final de abril acabaram surpreendendo os brumadenses, a maioria para o bem, especialmente os moradores do meio rural, mas existiram aqueles que tiveram uma surpresa desagradável. Esse foi o caso de um casal que estava num utilitário Chevrolet Montana que estava subindo a Rua Oflávio Torres, a popular Ladeira do Cinema, na hora em que a chuva do início desta noite estava começando a ficar mais intensa. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente no local, o veículo acabou encontrando um buraco no caminho e ficou impossibilitado de continuar a trafegar. Ato contínuo a chuva ficou ainda mais intensa e, com isso, o buraco foi aumentando e, consequentemente o casal começou a entrar em desespero precisando sair pela janela do veículo. O carro acabou ficando no local à espera de um guincho e o casal acabou se ferindo levemente. A situação deste via é sempre a mesma quando chove, os buracos se abrem e a prefeitura conserta, ai chove novamente e o conserto tem que ser feito mais uma vez, se gastando dinheiro público de uma forma equivocada, pois poderia ser feita a pavimentação asfástica da rua que se equalizaria essa “cantilena” da “saga da buraqueira”. 



A cena chama a atenção (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Banda larga será oferecida a 95% da população até 2018

Quarta | 29.04.2015 | 20h40
Autor: Agência Brasil


Segundo Berzoini, o desafio será garantir a conexão em velocidade média de 25 megabitesAntonio Cruz/Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse hoje (29) que sua equipe está finalizando a estratégia que vai garantir, até 2018, internet de banda larga para 95% da população brasileira. Segundo ele, o desafio será garantir a conexão em velocidade média de 25 megabites. Em audiência pública na Câmara, Berzoini disse que atualmente todas as escolas urbanas contam com internet, mas a velocidade baixa acaba limitando o uso do serviço à area administrativa das escolas. “Para o processo pedagógico, a internet ainda tem pouco utilidade. Uma banda larga para uma escola que possa dar conteúdo digital para o aperfeiçoamento do processo educacional precisa de algo em torno de 50 a 100 megabites para ter funcionalidade”, explicou.

 

Inscrições do Universidade para Todos

Quarta | 29.04.2015 | 18h21
Autor: Ascom Uesb


Se você é estudante que concluiu o ensino médio na rede pública de ensino municipal ou estadual, ou concluirá em 2015, atente-se para esta informação: a Secretaria da Educação do Estado da Bahia abrirá, de 6 a 14 de maio, as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito do projeto Universidade para Todos. Estão disponíveis 22.600 vagas, conforme publicação do Diário Oficial desta quarta-feira, 29. A oferta inclui também os discentes regularmente matriculados do quarto ano da Educação Profissional, integrado ao ensino médio da rede pública de ensino. Os interessados deverão realizar a inscrição, exclusivamente, no Portal da Educação. Além de Salvador, o Projeto é desenvolvido em 186 localidades, abrangendo 26 territórios baianos, em parceria com as universidades estaduais, dentre elas a Uesb, e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Serão oferecidas aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas disciplinas: Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. As aulas acontecem de segunda a sexta, e os estudantes contarão também com atividades complementares, a exemplo de seminários, oficinas, revisão para o Enem, aulões, simulados e orientação vocacional. O Universidade para Todos oferece material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição, no vestibular das universidades estaduais, aos participantes que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas. No Portal, os candidatos poderão conferir os municípios que serão atendidos, os locais de funcionamento, o turno, o número de vagas e os documentos exigidos. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas, ou ainda por meio do email upt@educacao.ba.gov.br. Participe!

Eleições para conselheiros tutelares: divulgados local de prova e lista de inscrições homologadas

Quarta | 29.04.2015 | 16h14
Autor: Ascom PMVC


A Comissão Organizadora do Processo Eletivo para Conselheiros Tutelares de Vitória da Conquista publicou, nesta terça-feira, 27, a lista de inscrições homologadas para o processo eletivo. Os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas devem participar da prova escrita, primeira etapa do processo. A prova será aplicada no dia 7 de junho, na Faculdade Independente do Nordeste (Fainor). O portão será aberto às 7h15 e fechado às 8h. Confira Lista de Inscrições Homologadas e mais informações sobre a realização da prova escrita.