Conquista Urgente

Conquista Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "01/2015"

Jequié: Ex-policial morre vítima de infarto em quanto jogava futebol

Sexta | 30.01.2015 | 08h28


Foto: Boca do Povo

O ex-policial e atleta, Edvaldo Barbosa Santos, 57 anos, morreu na noite desta quinta-feira (29/01), enquanto disputava uma partida de futebol na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Jequié. Vaval, como era conhecido, sofreu um infarto fulminante. Ele foi socorrido por uma equipe do SAMU, mas não resistiu e faleceu. A vítima foi ex-atleta profissional da ADJ e jogou em várias Equipes do Futebol Amador de Jequié, Jitaúna e defendeu as Seleções de Jequié e Jitaúna. Ele também foi candidato a Vereador e ficou como suplente em Jequié pelo PMDB na coligação PMDB – PPS, no ano de 2012. 

 

Serviço de consulta no site do Detran retorna a partir da próxima segunda

Sexta | 30.01.2015 | 07h24


A consulta às informações sobre veículos no site do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) estará novamente disponível a partir da próxima segunda-feira (2). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (29) pelo diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar. O serviço está fora do ar por conta de um processo de manutenção do site, que prevê a atualização dos dados para 2015 e melhorias na qualidade dos dados que podem ser acessados na página. Os condutores poderão verificar valores e datas para pagamento de licenciamento, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Seguro Obrigatório (DPVAT) e multas. A Carta de Licenciamento, que atualmente é encaminhada para o endereço do solicitante, agora ganha versão em PDF e poderá ser acessada no site do Detran. 

Dica Açaí Mix: Além de reduzir o colesterol, Açaí é um poderoso aliado contra o câncer

Quarta | 28.01.2015 | 07h13


O açaí é considerado mundialmente um dos mais potentes alimentos antienvelhecimento. O frutinho de um roxo intenso é um arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais. É rico em polifenóis que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e detonam os radicais livres, aqueles responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele. Além disso, o açaí é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol. Esta superfruta ainda é fonte de fibra, e para uma boa saúde o intestino precisa funcionar bem. Antioxidante poderoso - Açaí é recheado com antioxidantes (Journal of Agricultural and Food Chemistry 2008). Ele contém um alto teor de compostos polifenólicos como o resveratrol, antocianidina, ácido ferúlico, delfinidina e petunidina; e também contém taninos como epicatequina e ácido elágico. Os antioxidantes ajudam a reduzir os riscos de câncer, doenças degenerativas e envelhecimento precoce. O índice ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity ou capacidade de absorção dos radicais oxidantes) é um método de quantificação da capacidade antioxidante de alimentos, e, este maravilhoso e saborso alimento pode ser encontrado em Conquista no AÇAÍ MIX da Av. Olivia Flores.

Concurso do TJ-BA: FGV divulga gabarito preliminar; duas provas foram canceladas

Terça | 27.01.2015 | 18h46
Autor: por Cláudia Cardozo


Foto: Reprodução

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou no final da manhã desta terça-feira (27) o gabarito preliminar da prova concurso público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).  O concurso é destinado para provimento de 200 vagas nas áreas de Direito, Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assistência Social, Biblioteconomia, Comunicação, Contabilidade, Economia, Enfermagem, Engenharias, Estatística, Medicina, Odontologia e Psicologia. As provas foram aplicadas no último domingo (25). As provas para analista Judiciário para Administração e Contabilidade foram canceladas. Uma nova data para realização do certame ainda será definida pelo tribunal. O gabarito pode ser conferido aqui.

Artigo de Opinião: Paraíso? de que?

Segunda | 26.01.2015 | 14h29
Autor: Dr. Cléio Diniz


(Foto: Laércio de Morais | Conquista Urgente)

Pelas posições adotadas internacionalmente, vários Países passam a ser rotulados de paraíso em determinadas áreas. Alguns de forma positiva, outros nem tanto. Restringido as nomenclaturas conferidas a aqueles que, por razões distintas adotam posturas não muito ortodoxa e apreciada pela lisura social. Assim temos os conhecidos paraísos fiscais, ou outros conhecidos pela produção de produtos falsificados.


Nesta linha, nosso País já cultua uma imagem e impunidade e tolerância, principalmente em crimes conhecidos como de “colarinho branco”, mas parece que isto não preocupa muito nossos governantes, os quais em uma política no mínimo estranha vêm adotando posturas que, apesar de qualquer justificativa, tem semeado a imagem que aqui é o paraíso da criminalidade.


Alguns episódios recentes tem apoiado esta ideia, assim vejamos, recentemente durante a Copa do Mundo de Futebol, um grupo de turistas chilenos cometeram atos de vandalismos, forma presos e extraditados. Em entrevista sobre o episódio, o embaixador Chileno declarou que as sanções aplicadas pelo governo brasileiro e que os autores do vandalismo seriam duramente punidos quando retornasse ao Chile por exporem a imagem do País.


Recentemente um brasileiro, após ser julgado e condenado por trafico internacional de entorpecente, recebeu a pena capital (pena de morte). Estranhamente o nosso governo saiu em defesa do criminoso chegando ao ponto de rogar por clemencia e ao não obter êxito mandou chamar o embaixador sediado naquele País em demonstração de repúdio e desagravo diplomático. Ora, falar que o fato se deu apenas contra a pena capital é hipocrisia, pois um dos maiores parceiros comercial do nosso País, tido como exemplo de democracia adota em alguns de seus estados a mesma pena capital, e nem por isto é criticado. Lei é Lei, e deve ser seguida para a segurança jurídica do estado e preservação do equilíbrio da sociedade.


Em concreto temos estampado a imagem de tolerância com a criminalidade, a qual não repensada e revertida poderá nos conferir o rótulo de paraíso da impunidade

Jovem Brumadense que está internada no Hospital de Base de Conquista deverá sair da UTI hoje (26)

Segunda | 26.01.2015 | 12h48
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


(Foto: Arquivo familiar)

Um caso que se tornou emblemático em toda a região, já que envolveu uma bela jovem brumadense, a estudante do Ensino Médio Andreza Pereira Dias, a qual acabou sendo vítima de um acidente provocado por um motorista que teve a sua embriaguez comprovada pelo uso do bafômetro durante a abordagem policial. O acidente ocorreu no domingo passado (18) e, de lá para cá, começou a luta da jovem pela vida, já que ela sofreu um forte traumatismo craniano. Internada às pressas na UTI do Hospital de Base de Conquista, o caso era muito delicado, mas, nessa segunda-feira (26), uma ótima notícia foi passada ao Conquista Urgente pela família da jovem, de que ela deverá sair da UTI ainda hoje e, possivelmente, terá alta ainda essa semana, podendo retornar ao conforto do seu lar. Inúmeras correntes de oração foram feitas, inclusive em Conquista, de jovens que ficaram sensibilizados com o caso de Andreza. 



A campanha teve uma grande dimensão (Foto: Reprodução Whatsapp)

Conquista: Concurso do Tribunal de Justiça da Bahia movimenta a cidade neste domingo (25)

Segunda | 26.01.2015 | 09h53
Autor: Daniel Simurro | Conquista Urgente


Foto: Laércio de Morais I Conquista Urgente

O concurso do Tribunal de Justiça da Bahia, que teve a prova realizada na manhã deste domingo em Vitória da Conquista, causou um grande movimento na cidade, já que um número muito grande de pessoas veio de outras cidades da região para participar do certame. Considerado um dos mais disputados dos últimos tempos, o concurso faz parte de um processo de otimização do TJ-BA, que vem sendo muito criticado devido à morosidade de seus processos, então, com os novos servidores, deverá ser implementada uma melhora considerável nos serviços. Em Conquista, um dos locais mais movimentados foi na Uesb, onde se formou uma grande fila, além do congestionamento. O comércio, principalmente os shoppings, acabou se beneficiando com isso, já que, após a prova, houve uma grande movimentação, principalmente no Shopping Conquista Sul. Em Salvador, em alguns locais, houve alguns problemas na aplicação das provas. 

Conquista: Tempestade de verão causa estragos e transtornos em vários bairros da cidade

Segunda | 26.01.2015 | 08h01
Autor: Daniel Simurro | Conquista Urgente


Foto: Marina Guedes I Conquista Urgente

O forte calor dos últimos dias em Vitória da Conquista vem protagonizando um dos verões mais quentes dos últimos anos na “Suiça Baiana”. Então, neste clima de temperaturas elevadas e, seguindo a norma que verão que é verão tem que ter temporal, na tarde deste domingo (25), por volta das 14h10m, uma tempestade, típica de verão, inclusive com a presença de granizo em alguns locais como próximo ao Shopping Conquista Sul. A chuva foi acompanhada de forte ventania que, inclusive, chegou a derrubar vários outdoors pela cidade, inclusive deslocou um semáforo da Av. Juracy Magalhães. Como era domingo o trânsito não chegou a ser muito afetado. Segundo a previsão existe a possibilidade de chuvas fracas nesta segunda-feira (26), mas a possibilidade de precipitações pluviométricas mais intensas será a partir da próxima quinta-feira (05).Confira a previsão do tempo (clique aqui)

O Culpado

Sexta | 23.01.2015 | 07h00
Autor: Por Dr. Cleio Diniz


(Foto: Laércio de Morais | Conquista Urgente)

Com certa frequência escuto comentários sobre nossas leis estarem defasadas, serem velhas e não corresponderem às necessidades e anseios, de não serem capazes de responderem a onda de crimes das mais diversas espécies acometido no País, desde crimes de corrupção a própria violência. Percebo um sentimento de indignidade e a escolhida foram às leis. 

Não que as mesmas não mereçam serem atualizadas, adequadas às inovações impostas por uma evolução acelerada e desenfreada. Ora, se prestarmos um pouco de atenção a nossa cronologia histórica, iremos perceber que a esmagadora evolução se deu nos últimos 200 anos, o que não é nada comparado à existência da raça humana.

Mas as leis por si só, mesmo atualizadas não compensaram o desequilíbrio que nos assola em prol da ilegalidade. Existe algo maior que denominamos de sistema, ou seja, não adianta termos leis severas se não temos como aplica-las decentemente, não adianta ter leis se ainda nos arrastamos por anos a fio para obtermos um julgamento, seja na esfera cível, seja na esfera criminal. Não adianta condenar se não tem onde prender, quiçá ressocializar.  A letargia do Estado em todas suas esferas propiciam e incentivam a ilegalidade, criando a imagem que o risco ainda é pequeno para quem navega no lado oposto da lei. Quando se beneficia da corrupção do dinheiro público, sendo pego não se devolve, não se tem o patrimônio escondido em nomes de terceiros alcançado pelo braço da lei.  Quando se é pego na criminalidade do trafico, do roubo e afins, mesmo sendo preso ainda se beneficia das benesses do sistema e a vítima arca com o total prejuízo. 

A lei é apenas uma engrenagem dentro de um sistema e indiferente de sua modernização, a condição arcaica das demais peças a torna obsoleta e nada acontece. Mas ela acaba por levar a culpa, por servir de bode expiatório. Na verdade a lei é a grande desculpa encontrada por aqueles que prezam pela permanência de um sistema entravado e inoperante. Não podemos nos esquecer de que, este sistema é alimentado pela falta de conduta e apreço a responsabilidade individual de cada ente de um todo, a sociedade.

Ótica Companhia dos Olhos: Promoção Verão 2015

Quinta | 22.01.2015 | 11h08


Ótica Companhia dos Olhos, amiga do seu verão!

Proteger os olhos é tão importante quanto à proteção da pele contra os raios solares, e a Ótica Companhia dos Olhos possui uma variedade imensa de óculos de sol, que além de deixar os seus olhos protegidos, te proporcionará um up no seu visual, e, consequentemente com a autoestima muito mais elevada você vai curtir o verão com toda a intensidade que a época proporciona. Ótica Companhia dos Olhos, óculos de sol das melhores marcas: Ray-Ban, Vogue, HB, Oakley e outros a partir de 10x de 38,80 no cartão sem juros. Não perca essa oportunidade! A Ótica Companhia dos Olhos fica localizada à Rua Euclides da Cunha, 58 – Centro, Fone: (77) 3441-4658.



Maior beneficiada por Bolsa Família, Bahia tem programas que incentivam geração de renda

Quinta | 22.01.2015 | 07h04
Autor: por Renata Farias


Dados obtidos no sistema Portal da Transparência, do governo federal, mostram que a Bahia é o estado que recebeu o maior valor em recursos do Programa Bolsa Família em 2014, aproximadamente 13% dos R$ 24,8 milhões destinados à ação, ou cerca de R$ 3,2 milhões. De acordo com a coordenadora do programa no estado, Luciana Santos, cerca de 1,8 milhão de famílias baianas são beneficiadas, com a influência de diversos fatores para o alto número. "A Bahia foi o primeiro estado a identificar as famílias com perfil de pobreza. Essa processo é bastante dinâmico aqui, o que faz com que nosso estado tenha um maior número de cadastros qualificados", explicou ao Bahia Notícias. Para seguir no programa, a cada dois anos o beneficiário deve atualizar seu cadastro, que ainda passa por uma ação de auditoria, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para certificar o direito à transferência de renda. Algumas ações realizadas pelo governo da Bahia, principalmente na zona rural, podem ter como consequência a redução no número de famílias que necessitam do auxílio, segundo superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA), Rose Pondé. "O governo tem iniciativas no sentido de migrar essas famílias para um processo contínuo de inclusão socioprodutiva. A nível rural, temos duas grandes ações que se traduzem no programa de aquisição de alimentos na agricultura familiar, um voltado especificamente para inclusão de renda dos produtores familiares de leite e outro de produtos diversos", disse. O Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Cisternas, ambos na zona rural, estão entre as ações que tentam tirar a população da transferência de renda e levá-la a um processo de renda duradoura. Por meio dos programas, o governo incentiva a agricultura familiar, além da produção de leite, e doa a produção comprada para a rede escolar infantil. De acordo com a coordenadora estadual do programa, as condicionalidades para participação do programa –  crianças de até 15 anos com frequência escolar acima de 80%, acima de 70% para jovens de até 17 anos e 11 meses, acompanhamento de saúde para mulheres e crianças com calendário vacinal e relatório médico atualizados – garantem que as famílias tenham acesso à escola e saúde. Com essas medidas, há uma tendência de desligamento paulatino da transferência de renda pela população. "Alguns municípios da Bahia já têm registrado o que nós chamamos de retorno garantido, quando o beneficiário passa a ter um perfil de renda em que não há mais necessidade de receber o Bolsa Família. No entanto, se ele perder o emprego ou de alguma forma voltar a ter necessidade, há a garantia que ele volte a receber o benefício", afirmou Luciana. Dessa forma, os beneficiários têm um incentivo para se desligar do programa sem temer uma necessidade futura, segundo ela.

Brumado: Pais passam a madrugada na fila para tentar matricular filhos no Cmeas

Segunda | 19.01.2015 | 10h31
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


A fila começou a se formar desde a noite de ontem (18) (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A “batalha da matrícula” neste ano de 2015 parece ser maior do que nos anos anteriores, pelo menos na principal escola municipal, isso ficou patente na madrugada desta segunda-feira (19), onde se observou uma grande fila na busca do “desejado ingresso”. O Cmeas – Centro Municipal de Educação Agamenon Santana é tido como de excelência no aspecto do ensino municipal, o que provoca uma maior procura dos pais. No ano de 2014 os critérios da matrícula tinham sido alterados pela Semec, que adotou uma espécie de zoneamento, mas, agora neste ano de 2015, parece que o critério ficou mesmo do “quem chega primeiro na fila”. No início da manhã o Brumado Urgente registrou um aumento da fila, já que muitos pais chegaram e se somaram aos que estavam desde a madrugada, o que aumentou ainda mais a “aflição” para a conquista de uma vaga. 



No início da manhã de hoje a fila estava muito maior (Foto: Jamille Kelly | Brumado Urgente)

SISU: Inscrições começam hoje segunda-feira(19)

Segunda | 19.01.2015 | 09h11


Começa hoje segunda-feira (19) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem participar aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não tiraram nota zero na redação. As inscrições serão feitas online na página do Sisu até o dia 22. A lista de cursos que serão ofertados neste processo seletivo está disponível na página do Sisu. Ao todo serão 205.514 vagas no ensino superior público em 5.631 cursos de 128 instituições. Neste ano, o número de vagas aumentou 20% em relação ao processo seletivo do primeiro semestre de 2014. Houve acréscimo no curso de medicina, que passou de 2.925 vagas, na primeira edição de 2014, para 3.758 no mesmo período de 2015. Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, passando de 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015.

Filme sobre brasileiro executado na Indonésia será repensado; cineasta não acredita em morte

Segunda | 19.01.2015 | 06h46


Foto: Reprodução

O filme que estava sendo produzido sobre o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, executado neste sábado (17) pelo governo da Indonésia, terá que ser repensado. Isso porque o cineasta Marcos Prado não acreditava que ele seria morto e sim, liberado. "Um 'filme de personagem' com um final trágico como esse não vai funcionar. Talvez tenhamos que mudar um pouco o foco, para, quem sabe, um filme sobre pena de morte, diferenças culturais e legais entre os países, diplomacia, corrupção, enfim, algo mais abrangente do que simplesmente a vida do Curumim", disse o cineasta à Folha de S. Paulo, se referindo a Archer pelo seu apelido no Rio de Janeiro. O projeto do documentário, explicou Prado, surgiu em 2012 por vontade do próprio Archer, que fez contato por meio de seu advogado. O cineasta chegou a visitar o brasileiro na prisão em julho de 2013 para conversar sobre o filme. Depois de ter sua execução adiada uma vez, o brasileiro acreditava que poderia ser solto alguns anos mais tarde.

Obras de asfaltamento começam a ser paralisadas em todo o país devido aos altos preços

Sexta | 16.01.2015 | 09h29


(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

A Petrobras impôs desde dezembro dois reajustes no preço do asfalto, totalizando 40%, na venda direta, e provocou uma das mais graves crises nas empresas de pequeno e médio portes que trabalham na construção e recuperação de rodovias. As empresas alegam que não podem cumprir contratos em vigor com aumento tão expressivo do produto. Agora pedem ao DNIT “readequação” dos seus contratos. O desequilíbrio provocado pelo novo preço do asfalto vai provocar um corte de até 90% dos trabalhadores, nos canteiros de obra, Brasil afora. O aumento da Petrobras ocorre no período em que o petróleo, do qual o asfalto é derivado, tem hoje o menor valor dos últimos seis anos. DNIT e TCU já discutem a crise gerada pelo aumento do preço do asfalto, mas ainda não há solução para evitar a paralisação das obras.